Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Tecnologia

Diario Econômico

Prefeitura busca atrair cabo submarino para o Recife

Cabo submarino é demanda antiga do setor para impulsionar cluster de tecnologia e a implantação de novos data centers na capital pernambucana

Publicado em: 25/03/2025 17:30 | Atualizado em: 25/03/2025 17:30

Fortaleza concentra a ancoragem de cabos submarinos no Brasil (Submarine Cable Map/Reprodução)
Fortaleza concentra a ancoragem de cabos submarinos no Brasil (Submarine Cable Map/Reprodução)
A implantação de um cabo submarino no Recife é uma pauta que une o poder público, as empresas e empresários do setor de tecnologia. Hoje, por uma questão de localização geográfica, a cidade de Fortaleza, no Ceará, concentra a chegada de cabos submarinos no Brasil.

De acordo com o portal Submarine Cable Map, quinze cabos submarinos internacionais ancoram no Brasil, dos quais onze têm ligação com a capital cearense, de onde ramificam para o restante do país. O secretário de Desenvolvimento Econômico do Recife, Carlos Andrade Lima, que recentemente cumpriu agenda em São Paulo contactando as empresas do setor, comenta que se “cair uma bomba” na praia do Futuro, a internet no Brasil para. “Hoje, a descentralização da ancoragem de cabos submarinos é uma questão de segurança nacional”, argumenta.

Rouco, segundo ele de tanta reunião que participou em São Paulo, o secretário falou também de encontros que teve com a Copa Airlines, visando reativar o voo Recife-Panamá; com o fundo de investimento Starboard Partner Brasil, subsidiária da Starbord Holding, com sede nos Estados Unidos. O fundo de investimento foi responsável pela formatação do retrofit do antigo prédio da Telesp, no centro de São Paulo, o Basílio 177, e também investiu no empreendimento.

Cabo Submarino é demanda do setor de TI
O secretário Carlos Andrade Lima destaca que o Recife tem demanda para a ancoragem de um ou até mais cabos submarinos. Como exemplo, o secretário cita o Porto Digital e suas 475 empresas, além das empresas de Data Center, como a Atlantic Data Center, do grupo Um Telecom. No lançamento do projeto, em janeiro deste ano, o CEO do grupo, Rui Gomes, destacou a importância desse equipamento para impulsionar o setor e transformar o Recife num hub de Dados.

Demandas do 3º Setor
A Confederação Nacional do Comércio (CNC) entrega nesta quarta (26), a Agenda Institucional do Sistema Comércio 2025, em encontro com o vice-presidente Geraldo Alckmin. O presidente da Fecomércio-PE, Bernardo Peixoto, já está em Brasília para o evento.

Troféu Ademi-PE
O Troféu Ademi Pernambuco será entregue na próxima quinta (27), em evento realizado no Armazém 14, no Bairro do Recife. Serão premiados os melhores empreendimentos de 2024 em 16 categorias, destacando inovação, qualidade e construção sustentável.

Capitalização cresce 14,9% no estado
O setor de capitalização em Pernambuco arrecadou R$ 677 milhões no ano passado, segundo informações da Federação Nacional de Capitalização (FenaCap), com base em dados da Susep. O valor representa um crescimento de 14,9% em relação ao ano anterior.  Na outra ponta, o segmento movimentou no mesmo período R$ 536 milhões com o pagamento de resgates e sorteios aos pernambucanos.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Quais as soluções para enchentes no Brasil? Conheça o modelo de cidade esponja
Quais impactos da visita de Xi Jinping ao Brasil?
Vários estados brasileiros estão dispostos a continuar aprofundando a cooperação com a China
Pesquisador comenta sobre conceito de comunidade de futuro compartilhado
Grupo Diario de Pernambuco