 | |
As câmeras estão instaldas em 15 pontos (Foto: Divulgação) |
O Sítio Histórico de Olinda recebeu 45 câmeras de segurança com funcionamento 24 horas que funcionarão em 15 pontos. A ação da Secretaria de Segurança Urbana com o Grupo Preserve Liserve e a Empresa Lideri Telecom visa monitorar a localidade, que apesar de ser um dos principais pontos turísticos da cidade, é alvo de crimes como furtos, roubos e assassinatos.
De acordo com a pasta, as imagens serão utilizadas pela Guarda Civil Municipal e compartilhadas para o Centro Integrado de Operações de Defesa Social (Ciods), que atua em parceria com as polícias Civil e Militar. Duas viaturas da Guarda Municipal e duas da Companhia Independente de Apoio ao Turista (Ciatur) reforçam o esquema de segurança, com patrulhamento ininterrupto.
Dados da Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS-PE) apontam que, somente nos três primeiros meses de 2024, ocorreram 37 furtos em casas do Centro Histórico, o que representa um aumento de 95% se comparado com o mesmo período do ano anterior. Um dos casos de tentativa de furto aconteceu na casa do cantor Alceu Valença em março do ano passado.
Na abertura do carnaval de 2024, um homem foi morto a tiros e outro foi baleado perto dos Quatro Cantos de Olinda. O caso aconteceu durante uma tentativa de assalto a um policial militar, que reagiu e atirou em dois suspeitos.
Em julho do mesmo ano, um homem de 29 anos foi preso em flagrante após matar um outro homem a facadas no Sítio Histórico. Lúcio Santos de Melo, de 33 anos, morreu após ser esfaqueado em um ponto de ônibus, na Avenida do Farol, no bairro do Carmo, próximo ao acesso à Cidade Alta.
As câmeras de segurança irão ajudar a registrar os casos e permitir maior facilidade na identificação dos criminosos.
"Com a manutenção dessas câmeras, vamos continuar com o serviço de monitoramento em tempo real, com as câmeras que estão instaladas desde as prévias de Carnaval. Estaremos de olho em possíveis delitos e serão feitas as intervenções necessárias. É uma atuação eficaz e ágil para a segurança do Sítio Histórico", explicou o coronel Pereira Neto, secretário de Segurança Cidadã de Olinda.
Veja os locais onde os equipamentos estão instalados:
1. Avenida Liberdade com 27 de Janeiro (Casbah)
2. Quatro Cantos (Bar do Pereira)
3. Sítio de Seu Reis (Policlínica Barros Barreto)
4. Rua do Bonfim (Escola Duarte Coelho)
5. Rua de São Bento
6. Estrada do Bonsucesso (Em frente a Sede do Homem da Meia Noite)
7. Praça Monsenhor Fabrício (Em frente a Prefeitura)
8. Ladeira da Misericórdia
9. Largo do Amparo
10. Praça Laura Nigro
11. Praça do Carmo
12. Rua Bispo Coutinho (Acesso ao Alto da Sé)
13. Alto da Sé
14. Rua da Boa Hora
15. Avenida Dr. Joaquim Nabuco (Defronte o Bar Barrio)