 | |
Palácio do Campo das Princesas é sede do Governo de Pernambuco (Foto: Arquivo) |
Para valorizar o empreendedorismo feminino e promover oportunidades pa-ra pesquisadoras pernambucanas, a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco (Secti) e a Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe) lançaram o edital 2025 Pernambucanas Inovadoras.
O valor global é de até R$ 2,1 milhões, provenientes do Fundo INOVAR-PE. O edi-tal visa apoiar projetos de aplicação de pesquisas coordenadas por mulheres vinculadas a Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs) em Pernambuco.
A publicação vai atender 21 propostas em três faixas, na qual cada uma poderá receber até R mil. O anúncio foi feito durante o Movimenta Indústria PE – Mulher, evento que debateu o papel das mulheres na indústria e os principais desafios para uma maior equidade no Estado.
“Quando a gente faz esse tipo de evento, precisamos extrapolar para além do debate, e é por isso que lançamos o terceiro edital Pernambucanas Inovadoras.
Como resultados das outras edições, vimos que é um edital que faz a diferença na vida das mulheres, investindo em gente que nunca foi vista pelos olhos do Estado e que a nossa gestão está conseguindo contribuir com a visibilidade”, pontuou a secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação, Mauricélia Montenegro.
O edital faz parte da estratégia 5 do programa Inova.PE, iniciativa do Governo do Estado que visa a integração da estratégia da ciência, tecnologia e inovação aliada ao empreendedorismo inovador.
“Para participar do edital, a instituição executora deve ser de ciência, tecnologia e inovação com personalidade jurídica, pública ou privada, sem fins lucrativos do Estado de Pernambuco. Além de ser integrante da Rede de Ecossistemas de Pernambuco (REPE)”, ressaltou o diretor de Inovação da Secti, César Andrade.
Para acessar o edi-tal, os interessados devem en-trar no site www.facepe.br. Os projetos selecionados terão um prazo de 12 meses de execução e as propostas poderão ser sub-metidas até 27 de maio de 2025, através do sistema Agilfap.