Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Tecnologia

TELETRANSPORTE

Saiba como pesquisadores conseguiram fazer teletransporte inédito

Pesquisadores da Universidade de Oxford quebram barreiras da computação quântica com teletransporte de partículas entre processadores

Publicado em: 18/02/2025 20:30 | Atualizado em: 20/02/2025 06:51

Pesquisadores de oxford que fizeram Teletransporte inédito de párticulas (Crédito: Divulgação/John Cairns/Universidade de Oxford)
Pesquisadores de oxford que fizeram Teletransporte inédito de párticulas (Crédito: Divulgação/John Cairns/Universidade de Oxford)

Cientistas da Universidade de Oxford anunciaram em um artigo publicado em 5 de fevereiro na revista Nature que conseguiram teletransportar partículas entre processadores quânticos distantes um do outro, documentando de forma inédita o teletransporte de partículas quânticas.

As partículas quânticas são menores que o átomo e possuem regras de funcionamento diferente das da matéria em maior escala. Neste mundo infinitamente pequeno, é possível, inclusive, que a luz teletransporte informações, se comportando, quando convém, como um sólido.

Há alguns anos a física e a computação têm trabalhado com supercomputadores quânticos para aproveitar a capacidade das pequenas partículas e fazer o transporte imediato delas, o que pode revolucionar a ciência da informação e transformar a capacidade de processamento de computadores quânticos.

Confira a matéria completa no Metrópoles.
TAGS: tecnologia |
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Quais as soluções para enchentes no Brasil? Conheça o modelo de cidade esponja
Quais impactos da visita de Xi Jinping ao Brasil?
Vários estados brasileiros estão dispostos a continuar aprofundando a cooperação com a China
Pesquisador comenta sobre conceito de comunidade de futuro compartilhado
Grupo Diario de Pernambuco