 | |
Presidente dos EUA, Donald Trump
(Foto: Jim WATSON/POOL/AFP) |
Segundo o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, a Microsoft está em negociações para adquirir a rede social chinesa TikTok. Trump ainda disse que gostaria de ver uma disputa acirrada com várias ofertas para a aquisição do aplicativo que pertence a empresa chinesa ByteDance, sediada em Pequim.
Mas, a Microsoft não se pronunciou sobre o assunto. Esta seria a segunda vez que a gigante tecnológica norte-americana estaria interessada em comprar o TikTok, uma vez que em 2020 esteve na corrida para adquirir a rede social.
A plataforma TikTok tem cerca de 170 milhões de usuários nos EUA e ficou temporariamente suspensa na véspera da tomada de posse de Trump, cumprindo a lei federal, aprovada pelo Congresso, que obriga o aplicativo a se separar da sua empresa-mãe ByteDance, por questões de segurança nacional.
Ao tomar posse, Trump acabou decidindo por uma ordem que permitiu o seu funcionamento e estendeu o prazo para 75 dias para a rede social ser comprada por uma empresa norte-americana.
De acordo com agencias de notícias internacionais, a startup de inteligência artificial Perplexity AI também propôs uma fusão com o TikTok, na qual o governo dos EUA poderá ter até 50% da nova empresa.
Já a Bloomberg ainda apontou recentemente o empresário Elon Musk, que lidera o Departamento de Eficiência Governamental da administração Trump, e é dono da SpaceX e do X, como um possível comprador da rede social. No entanto, o TikTok classificou esta possibilidade como "pura ficção".