Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Tecnologia

SEGURANÇA NAS FÉRIAS

Férias escolares: PlayStation divulga dicas de segurança para a proteção das crianças durante o jogo

Marca mostrou recursos para dar mais controle aos pais e responsáveis sobre o tempo em frente aos games

Publicado em: 08/01/2025 19:44 | Atualizado em: 08/01/2025 23:33

 (Pixabay)
Pixabay

 

Nesse período de férias escolares, é comum que as crianças e adolescentes passem mais tempo se entretendo e fazendo o que gostam. Para muitos, a melhor opção é o videogame, seja para interagir com amigos ou para curtir seus jogos favoritos.

Sempre preocupados com a segurança das crianças, os responsáveis procuram métodos para controlar o que elas jogam, assistem e até mesmo compram nas plataformas.

Segundo a Pesquisa Game Brasil realizada em 2024, 44% dos pais consultados afirmaram que têm filhos menores de 15 anos que jogam diariamente. Tendo isso em mente, a PlayStation divulgou suas ferramentas de controle parental para garantir que as crianças desfrutem de uma experiência de jogo segura e apropriada para cada faixa etária. 

Segundo Catherine Jensen, VP Global de Experiência do Consumidor da divisão da Sony responsável pela PlayStation, a união entre a tecnologia de controle parental e o time de especialistas da empresa têm sido um pilar para criar um ambiente seguro para seus jogadores crianças e adolescentes.

"Queremos dar aos novos usuários, especialmente aos pais, um vislumbre de como funcionam os controles parentais disponíveis no PlayStation, onde eles podem monitorar a experiência de jogo de seus filhos. Os recursos podem ser configurados diretamente no console ou por aplicativo”, afirma Catherine.

 

RECURSOS DE SEGURANÇA PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES DA PLAYSTATION

 

Controle de tempo:

 

Nos consoles PlayStation, é possível configurar as contas das crianças para que elas acessem apenas conteúdos apropriados para cada faixa etária. No PS5 por exemplo, existe a opção de aceitar ou rejeitar solicitações de exceção que os filhos podem fazer para jogos específicos.

Para os que são preocupados com as longas horas que as crianças passam na frente das telas, também é possível definir limites diários de tempo de jogo e ajustar horários específicos para cada dia da semana, garantindo que as crianças aproveitem o máximo dos jogos sem exagerar.

 

Controle de comunicação e compartilhamento de conteúdo:

 

É possível decidir se os filhos podem ou não se comunicar, partilhar conteúdos ou ver as criações de outros jogadores através da PlayStation Network. 

Por outro lado, para evitar o acesso a conteúdos impróprios no ambiente online, também é possível desativar o navegador da Web nos consoles PS4 e PS5, limitando o uso e impedindo a abertura de sites e aplicativos indesejados.

 

Compras e senhas:

 

Controlar os gastos digitais dos seus filhos definindo um limite mensal é algo simples de se fazer. Dessa forma, as compras realizadas serão cobradas diretamente do responsável da família, mantendo as finanças sob controle.

Os adultos também podem proteger o console criando uma chave de restrição de dispositivo para desabilitar a entrada de usuário convidado e bloquear alterações nas configurações de controle dos pais. Além disso, é possível definir uma senha de login para que somente os responsáveis possam acessar a conta.

 

Gestão familiar:

 

Como administradores da família, os pais têm controle total sobre as contas das crianças. É possível, por exemplo, configurar permissões individuais, monitorar o uso do console, controlar o tempo de jogo e definir limites de gastos, por exemplo. Além disso, os pais também podem designar outros adultos de confiança como guardiões para ajudá-los nesse gerenciamento.

Para utilizar as ferramentas, é importante configurar o grupo familiar na PlayStation Network e adicionar as contas das crianças como membros da família. Depois disso, você poderá acessar suas configurações de controle dos pais no console, aplicativo móvel ou pela web via PC ou smartphone.

 

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Vários estados brasileiros estão dispostos a continuar aprofundando a cooperação com a China
Pesquisador comenta sobre conceito de comunidade de futuro compartilhado
Pesquisador do Ceasia/UFPE avalia a abertura da China para turistas estrangeiros
Estudantes brasileiros simplificam a linguagem científica sobre a China
Grupo Diario de Pernambuco