Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Tecnologia

TECNOLOGIA

Maior evento de tecnologia europeu, Web Summit deve ter recorde de startups

Expectativa é que a participação das startups deve superar em 15% o total das 2608 que participaram em 2023

Publicado em: 11/11/2024 19:12

O evento iniciou nesta segunda-feira (11) (foto: PATRICIA DE MELO MOREIRAAFP)
O evento iniciou nesta segunda-feira (11) (foto: PATRICIA DE MELO MOREIRAAFP)

Nesta segunda-feira (11), teve início o Web Summit 2024, na capital portuguesa, o maior evento de tecnologia na Europa, realizado na MEO Arena entre hoje até 14 de novembro. O presidente executivo da Web Summit e seu fundador, Paddy Cosgrave, retorna a frente do acontecimento, que afirmou no seu discurso de abertura que é ótimo estar de volta. 

 

“Teremos o maior número de startups do nosso evento nos próximos três dias. Há um aumento significativo de startups dos Estados Unidos e da América Latina, em particular do Brasil. O Brasil quase duplicou a participação de empresas inscritas, passando das 240 no ano passado para quase 500. Além disso, 44% das quase três mil startups expositoras são fundadas por mulheres, o que é absolutamente impressionante. Um recorde", ressaltou Cosgrave.

 

Em 2023, a empresa brasileira Inspira, que aplica Inteligência Artificial para aprimorar a análise de documentos judiciais, venceu a competição realizada no evento. 

 

A organização de uma das maiores cúpulas tecnológicas do mundo tem expectativas de que a participação das startups deve superar em 15% o total das 2608 que participaram em 2023. 

 

Além disso, a estimativa neste ano é que mais de 70 mil pessoas compareçam a MEO Arena, tendo ainda a presença de mais de 1000 investidores, onde as startups buscam por investimentos para seus projetos. Cosgrave também lembrou que o relatório de investimentos divulgado recentemente pela Crunchbase, indicou que as startups em estágio inicial que compareceram em 2023 arrecadaram mais de 750 milhões de dólares somente nos últimos 12 meses. “E esse número está aumentando. Não podem esquecer que, nos próximos três dias, quando estiverem conhecendo todas estas jovens startups, algumas delas vão se transformar em incríveis histórias de sucesso no futuro", garantiu o fundador da Summit.

 

Já a renúncia de Cosgrave aconteceu depois da publicação em suas redes sociais de uma declaração sobre o conflito entre Israel e Hamas, na qual afirmou que "crimes de guerra são crimes de guerra mesmo quando cometidos por aliados”, o que desencadeou uma onda de desistências, principalmente das principais empresas globais de tecnologia.  

 

Além da volta do CEO, as gigantes da tecnologia também regressam ao Summit, em Lisboa, após a edição do ano passado ter sido marcada pela saída de Cosgrave e o boicote das bigtechs. 

 

Epicentro da tecnologia e inovação, a edição ainda acontece anualmente no Rio de Janeiro. A prefeitura do Rio inclusive já assinou um contrato com a prefeitura de Lisboa, que irá trazer startups "unicórnio", avaliadas em mais de US$ 1 bilhão, para  o evento em abril de 2025 no Brasil.


Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Vários estados brasileiros estão dispostos a continuar aprofundando a cooperação com a China
Pesquisador comenta sobre conceito de comunidade de futuro compartilhado
Pesquisador do Ceasia/UFPE avalia a abertura da China para turistas estrangeiros
Estudantes brasileiros simplificam a linguagem científica sobre a China
Grupo Diario de Pernambuco