| |
2ª edição do Eli Summit, que aconteceu no Recife (Foto: Lara Valença (Divulgação)) |
Petrolina-PE vai sediar a 3ª edição do Eli Summit, que acontece entre os dias 11 e 13 de setembro. Realizado pelo Sebrae Nacional em parceria com o Sebrae-PE, o Eli Summit é um evento internacional focado em promover conexões e aprendizado entre ecossistemas locais de inovação no Brasil. Neste ano, o Sebrae espera a participação de cerca de 600 participantes no evento, entre lideranças do setor produtivo inovador, instituições de pesquisa, incubadoras, aceleradoras e investidores. As inscrições estão abertas
no site.
Espaço para fomentar ideias, experiências e projetos, o evento é direcionado para públicos ligados ao ecossistema de inovação e deve fomentar o desenvolvimento local. “Estamos trazendo conferencistas do mundo todo, que são líderes no setor de inovação para discutir aqui as principais tendências de inovação. Tudo com vista ao desenvolvimento territorial do mercado. O Sebrae aposta muito nesse evento como forma de fomentar e trazer os pequenos negócios para o mercado”, destaca o superintendente do Sebrae Pernambuco, Murilo Guerra.
A edição deste ano conta com a participação de especialistas brasileiros e de outros países como Argentina, Colômbia, Cuba, Espanha, Romênia, Alemanha e Polônia.
Diferente das outras edições, realizadas na capital pernambucana, o Eli Summit chega ao Sertão do São Francisco e a escolha estratégica do local foi baseada na potência do município como epicentro da do setor de fruticultura irrigada nacional. Petrolina é o segundo maior polo tecnológico do estado.
De acordo com a gerente de negócios de inovadores do Sebrae, Evelyne Labanca, a escolha da cidade para sediar o encontro faz parte da estratégia de expor as pessoas a outros territórios, onde a inovação muda o tecido econômico local. “Petrolina reúne todos esses atributos. Há mais de meio século, ela tinha uma vocação econômica muito diferente da que é hoje. A cidade é uma origem do trabalho de inovação e tecnologia que transformou aquele seminário no oásis de atividade econômica que hoje exporta para o Brasil e para o mundo inteiro”, afirma Evelyne.
Programação:
A programação do evento reúne oficinas, palestras, visitas técnicas e conteúdos exclusivos. No primeiro dia, o evento contará com oficinas sobre “Como estruturar um pacto de inovação”, ministrada pelo próprio Josep Piqué, e painéis sobre “Alianças estratégicas para inovação” e “Governança inteligente”, entre outros temas.
Já o segundo dia, será realizada a oficina sobre “Como criar uma rede de investidores para o meu ecossistema”, ministrada pelo fundador e sócio da Additio Ventures, Gerard Valverde. A polonesa Marina Ranga, pesquisadora da Universidade de Varsóvia, apresenta a palestra “Estratégia de P&D para especialização inteligente”.
No terceiro e último dia, o antropólogo Santiago Uribe, da Colômbia, irá liderar uma oficina sobre “Como incrementar a resiliência do meu ecossistema”. Natural de Medellín, o especialista atuou na ação que transformou a cidade colombiana em uma referência em inovação.