Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Tecnologia

Conferência

Cerca de mil pessoas participaram da etapa Nordeste da Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação

O evento reuniu em dois dias representantes de grupos sociais, empresários, academia e Governos que sugeriram mais de 200 propostas para a construção coletiva da política de CTI para os próximos 10 anos

Publicado em: 03/05/2024 22:40

A 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação é realizada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), acontecerá de 4 a 6 de junho (Foto: Divulgação)
A 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação é realizada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), acontecerá de 4 a 6 de junho (Foto: Divulgação)
Aproximadamente mil pessoas participaram da etapa Nordeste da 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação. Foram mais de 200 propostas recolhidas de forma presencial e online em dois dias de evento, que foi realizado nesta quinta-feira (2) e sexta-feira (3).

A conferência reuniu representantes dos segmentos da Ciência, Tecnologia e Inovação dos nove estados nordestinos até o Centro de Eventos do Recife, no bairro da Imbiribeira, para discutir e propor sugestões de políticas públicas que serão base para a construção da estratégia nacional de CTI para os próximos dez anos. 

Entre as propostas sugeridas estão a criação de editais regionais para diminuir assimetrias entre os grandes e médios centros urbanos, a construção de um observatório territorial e inclusivo que reflita as diversidades da região Nordeste, e a ampliação das oportunidades de formação em pesquisa e desenvolvimento relacionados à área aeroespacial.

As escolhas serão apresentadas na etapa nacional da Conferência, que acontecerá de 4 a 6 de junho, em Brasília, no Distrito Federal.

"A Ciência, Tecnologia e Inovação são vivas e orgânicas, e percorrem numa velocidade que a gente não imagina. Mas tudo que o que foi discutido aqui nos conecta e nos permite a pensar nas metas de atuação para os próximos 10 anos", pontuou o secretário-executivo de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco, Kenys Bonatti.

O diretor de Inovação da Secti/PE, Cesar Andrade, destacou a diversidade de público e o alcance do evento. "Essa foi a maior regional em linha reta, sem dúvidas. Foi um encontro que trouxe diversidade de público, com a presença de representantes de povos originários e quilombolas, setor educacional de ensino médio, academia, governos e outros representantes da inovação, ciência e tecnologia que enriqueceram com propostas importantes para a construção de um país mais justo e igualitário", destacou.

"Nós precisamos desse olhar para o futuro, mas vamos começar a trabalhar agora, destacando as metas para os próximos 10 anos a partir da construção de um plano com base estratégica. Ciência é conhecimento e a gente vive desse conhecimento para que nossos netos e netas tenham um futuro melhor", ressaltou o secretário-geral adjunto da Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, Anderson Gomes.

5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação

A 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação é realizada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), acontecerá de 4 a 6 de junho, no espaço Brasil 21, em Brasília (DF), com o tema "Ciência, Tecnologia e Inovação para um Brasil Justo, Sustentável e Desenvolvido".

A 5CNCTI levará em consideração quatro eixos temáticos estruturantes: Recuperação, expansão e consolidação do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação; Reindustrialização em novas bases e apoio à inovação nas empresas; Ciência, tecnologia e inovação para programas e projetos estratégicos nacionais; e por fim, Ciência, tecnologia e inovação para o desenvolvimento social.

O evento tem caráter consultivo, mobilizador e articulador da comunidade científica e dos demais setores de CT&I, além da sociedade civil para atingir os objetivos. Ela volta a ser organizada depois de um hiato de 14 anos.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Conheca o Desbravador das relacoes diplomaticas entre o Brasil e a China
Consulado da RPCh no Recife tem nova cônsul-geral
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Grupo Diario de Pernambuco