Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Tecnologia

Saúde

Estado renova convênio com rede nacional para fortalecimento da Saúde Digital

A parceria foi iniciada em 2018, firmando o compromisso da saúde estadual com a política de telessaúde

Publicado em: 12/03/2024 10:26

O contrato abrange importantes estabelecimentos de saúde em Pernambuco. (Foto: Divulgação)
O contrato abrange importantes estabelecimentos de saúde em Pernambuco. (Foto: Divulgação)
 
Para melhorar o atendimento nos serviços de saúde, a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) renovou o contrato de serviços com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) visando o avanço tecnológico e científico no setor da saúde do estado.
 
A renovação garante a continuidade do acesso a uma internet de alta qualidade e a participação em redes de colaboração, como os Grupos de Interesse Especial (SIGs) da Rede Universitária de Telemedicina (RUTE), onde profissionais de saúde podem compartilhar conhecimentos técnico-científicos, promovendo avanços significativos em suas áreas de especialidade.

O contrato abrange importantes estabelecimentos de saúde em Pernambuco, como o Hospital Agamenon Magalhães (HAM-PE), Hospital Barão de Lucena (HBL), Hospital da Restauração (HR) e Hospital Getúlio Vargas (HGV), assegurando que essas instituições continuem a se beneficiar dos recursos oferecidos pela RNP.

A parceria foi iniciada em 2018, firmando o compromisso da saúde estadual com a política de telessaúde, que contribui para serviços de teleassistência, telegestão e teleducação.

''O sistema inclui universidades, institutos educacionais e culturais, agentes de pesquisa, hospitais de ensino, parques e polos tecnológicos, com isso beneficiamos 4 milhões de alunos, professores e pesquisadores brasileiros'', explica o coordenador nacional da Rede Universitária de Telemedicina, Luiz Ary Messina.

Além disso, a interação nos Grupos de Estudo do Comitê Técnico de Saúde Digital da RNP amplia as fronteiras da saúde digital, essencial para enfrentar os desafios contemporâneos do setor.

Desde 2006, a RNP tem desempenhado um papel crucial na integração de estabelecimentos de saúde voltados para o ensino e a pesquisa, incluindo hospitais universitários, hospitais estaduais de ensino, entre outros. 

''A adesão e a permanência da SES-PE ao Sistema RNP destacam a importância dessa parceria para Pernambuco e reiteram o papel da RNP em promover um ecossistema de saúde robusto, integrado e inovador'', reforça o diretor da Telessaúde da SES-PE, Frederico Jorge.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Consulado da RPCh no Recife tem nova cônsul-geral
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Grupo Diario de Pernambuco