Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Tecnologia

Tecnologia

Aplicativo Conecta Recife ganha versão mais moderna; confira

Ferramenta que ganhou destaque durante a vacinação contra a covid-19 é a principal iniciativa tecnológica da Prefeitura do Recife, com mais de 2,5 milhões de downloads

Publicado em: 14/11/2023 08:38

Conecta Recife ganhou nova versão  (Reprodução/Internet)
Conecta Recife ganhou nova versão (Reprodução/Internet)
O Aplicativo Conecta Recife está de cara nova.  Segundo a prefeitura, a “chave virtual da cidade” está em nova versão, marcada pela  inovação. 

A ferramenta agora está com uma roupagem mais moderna e com navegação mais simples. 

A atualização segue o modelo de layout do portal de serviços.
 
O app já está disponível nas lojas virtuais para smartphones, no Google Play e Apple Store.

De acordo com o presidente da Empresa Municipal de Informática (Emprel), Bernardo D’Almeida, os interesses dos cidadãos recifenses estão focados no aplicativo e essa atualização chega para democratizar ainda mais o acesso do cidadão aos serviços públicos. 

“Nós demos uma grande virada de chave do aplicativo antigo para o novo. Passa a focar 100% no que o cidadão precisa. Com poucos cliques, é possível buscar os mais de 650 serviços ou informações da Prefeitura, todos disponíveis no Conecta Recife. Foi um passo importante para que mais pessoas acessem de forma rápida e fácil os serviços que necessitam", frisou.

Como ficou 

Com uma linguagem escrita que busca ser mais simples para facilitar o entendimento do cidadão, cada um dos serviços catalogados conta com uma breve descrição, contatos e links que direcionam o usuário diretamente para a solicitação do serviço desejado. 
 
Dentre os temas que podem ser selecionados estão Serviços Urbanos, Saúde, Educação, Meio Ambiente, Lazer e Bem-estar, entre outros.
 
O Conecta reúne assuntos relacionados a cada uma delas independente da Secretaria ou órgão municipal que execute a ação, sendo assim, mais um facilitador na experiência de navegação.

A nova versão agrupa hoje os serviços públicos municipais em um só lugar.
 
O processo de atualização da carta de serviços, bem como o novo desenho, foi coordenado pela Emprel e contou com a colaboração direta da Secretaria Executiva de Transformação Digital (SETD) e dos cerca de oitenta servidores que fazem parte da Rede de Transformação Digital.

Novidade

O mapa do aplicativo ganhou uma funcionalidade interativa. A pessoa pode procurar por equipamentos da prefeitura e ver todos os serviços prestados no local.  

Por exemplo, ao selecionar a opção “Cidadania”  e clicar no Compaz escolhido, é possível ver o endereço exato, horário de funcionamento e serviços que o local oferece, como: Realizar matrícula em escolinha de esportes, Cadastrar-se no Compaz, etc. 

“Da  mesma maneira que a versão web, no Conecta App é possível navegar seguindo os comandos relacionados de maneira simples gerando maior facilidade na busca pelos serviços públicos municipais. Essa simplificação é um passo importante que ajuda a consolidar as políticas de Governo Digital do [UTF-8?]município”, afirmou Felipe Cadena, secretário Executivo de Transformação Digital.

Seguindo o modelo do portal, a nova versão também conta com serviços específicos para cada persona e/ou público mapeado, dispostos na aba “Descubra os serviços que a Prefeitura tem para você”.

Lá,  é possível encontrar cursos de qualificação profissional, benefícios para idosos e pessoas com deficiência, serviços para turista, empresário(a), tutor de pet e muito mais. Além disso, no rodapé do app, está disposta a agenda de eventos, que apresenta diversas atrações que movimentam a cultura da nossa cidade, sejam shows gratuitos ou pagos, tem programação para todos os bolsos.

Devido à grande procura por serviços que não fazem parte da cartela do Executivo Municipal, a plataforma Conecta Recife também está facilitando o acesso do cidadão a iniciativas do governo do Estado e governo federal.
 
O objetivo é  hospedar serviços de conta de água, de energia, passagem de metrô e aos poucos tornar o aplicativo um grande agregador que reúna serviços importantes para a população, independentemente se é prestado pelo município.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Grupo Diario de Pernambuco