Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Tecnologia

EXPLICAÇÃO

Duas datas de nascimento? Entenda porque o Google tem 2 aniversários

A plataforma tem duas datas comemorativas: 04/09/1998, ano de sua criação e 27/09/2005, ano em que saíram os indexadores de sua página inicial

Publicado em: 27/09/2023 17:15

Será que a empresa quer ganhar mais presentes? (foto: Solen Feyissa/Unsplash )
Será que a empresa quer ganhar mais presentes? (foto: Solen Feyissa/Unsplash )

O Google celebra oficialmente nesta quarta-feira (27/09) seu aniversário de 25 anos. Essa data, no entanto, não faz alusão ao dia de nascimento do buscador mais utilizado no mundo. Na verdade, o 27 de setembro foi o dia em que a página inicial do Google retirou de seu layout os sites indexadores.

 

Isso ocorreu em 27 de setembro do ano de 2005. À época, o Google tinha sete anos de criação e começava a ganhar popularidade nos computadores dos usuários de todo o mundo. Àquele contexto, outras empresas, como o Yahoo e o AltaVista, atuavam no mercado de buscas e faziam concorrência com o recém-criado Google.

 

 

Como surgiu o Google

 

A história mostra que, no dia 4 de setembro de 1998, uma ideia que veio a ser chamada de 'Google' fazia parte dos objetivos dos doutorandos em ciência da computação Larry Page e Sergey Brin. Eles eram estudantes da Universidade de Stanford, na Califórnia, nos Estados Unidos.

 

A intenção de Page e Brin era criar um buscador capaz de indexar informações por meio de alguma pesquisa. O Google surgiu como uma forma de reunir registros, de modo a parecer um agrupamento de enciclopédias que fossem acessíveis a todos.

 

 

Por que celebram o aniversário em 27/09?

 

Embora tenha nascido em 4 de setembro de 1998, o Google celebra seu aniversário no dia 27 de setembro. A explicação disso, segundo a própria empresa, é porque a data comemora o dia em que a página inicial do buscador retirou seus site indexadores.

 

 

Confira as informações no Correio Braziliense 

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Consulado da RPCh no Recife tem nova cônsul-geral
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Grupo Diario de Pernambuco