Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Tecnologia

TECNOLOGIA

ChatGPT poderá "ver, ouvir e falar", diz empresa

Se as aplicações do sistema já assustavam alguns pela avançada tecnologia, a OpenAI agora promete um ChatGPT atualizado

Publicado em: 26/09/2023 22:40


A OpenAI publicou nesta segunda-feira (25/09), um texto explicando mais sobre as novas funcionalidades do ChatGPT (foto: OLIVIER DOULIERY/AFP )
A OpenAI publicou nesta segunda-feira (25/09), um texto explicando mais sobre as novas funcionalidades do ChatGPT (foto: OLIVIER DOULIERY/AFP )

Quando o ChatGPT ganhou popularidade há pouco menos de um ano, as ferramentas do sistema de inteligência artificial causaram surpresa a muitas pessoas. Seja pela capacidade de criar poemas, músicas, ou até resolver problemas complexos com um clique, a plataforma virou sinônimo de futuro. A novidade agora, é que o sistema se prepara para uma nova fase de evolução das funcionalidades. A promessa da OpenAI (empresa responsável pelo ChatGPT) é que a plataforma agora consiga "ver, ouvir e falar".

 

A OpenAI publicou nesta segunda-feira (25/09), um texto explicando mais sobre as novas funcionalidades do ChatGPT. De acordo com as informações, a OpenAI está "colocando em prática" novas "capacidades de voz e imagem" que poderão levar as pessoas a "terem uma conversa" ou "mostrar coisas" ao ChatGPT.

 

De acordo com a empresa será possível, por exemplo, tirar uma foto da geladeira aberta e pedir ao ChatGPT uma receita com os ingredientes que você tem. Outro exemplo dado pela empresa: "Depois do jantar, ajude seu filho com o dever de matemática tirando uma foto da página, circulando o problema e ter a solução compartilhada entre vocês dois".

 

A parte de "ouvir e falar" do sistema está ligada a ferramentas de comunicação de voz com inteligência artificial já conhecidas pelas pessoas, como a Siri da Apple ou a Alexa, da Amazon. Além disso, a OpenAI promete gerar "discursos" de textos escritos. Contudo, a plataforma deixa claro que no ChatGPT, será usada a voz de atores — para prevenir fraudes.

 

Esta, inclusive, é uma importante preocupação. Segundo a OpenAI, as novas funcionalidades também irão oferecer "novos riscos, como o potencial para para imitar figuras públicas, ou cometer fraudes".

 

A promessa é que as funcionalidades estejam prontas para uso "nas próximas duas semanas", mas somente para as versões pagas do sistema (chamadas Plus e Enterprise). Para os "outros grupos", a empresa promete as funcionalidades "em seguida".

 

 

Confira as informações no Correio Braziliense 

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Consulado da RPCh no Recife tem nova cônsul-geral
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Grupo Diario de Pernambuco