Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Tecnologia

ESG

Algar Telecom adere ao SBTi, iniciativa que tem alcance global nas práticas ESG

Publicado em: 19/04/2023 18:43

 (Divulgação)
Divulgação
A Algar Telecom, empresa de telecomunicações e TI do Grupo Algar, aderiu ao Science Based Targets Iniciative (SBTi). Criada pelo Pacto Global das Nações Unidas, Carbon Disclosure Project (CDP), World Resources Institute (WRI) e World Wide Fund for Nature (WWF), a iniciativa é uma das mais relevantes para a mobilização global do setor privado na liderança de ações climáticas urgentes com base em fundamentos científicos. Com a adesão, a Algar Telecom se compromete em diminuir ainda mais as emissões de gases de efeito estufa até 2030 nos seus processos e operações.

Com 69 anos de história, a companhia opera seguindo práticas de excelência para a solução dos desafios ligados a questões sociais, ambientais e de governança. Neste contexto, são 12 anos de atuação baseados nas diretrizes da Política Ambiental da Algar Telecom, como signatários da Rede Brasil do Pacto Global da ONU e com a aderência a 10 ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável).

Um dos exemplos mais significativos dessa dedicação às práticas ESG está na gestão da frota. A substituição de energia fóssil por renovável se tornou premissa e o uso de etanol já responde por mais 90% do consumo nos veículos dos veículos da empresa. Já para a gestão da energia elétrica, além da gestão de eficiência, houve a transição de matriz de alimentação, e em 2022, a empresa atingiu os 100% de consumo de energia proveniente de fontes renováveis. A Algar Telecom, que foi a primeira operadora a ter um site de telecomunicações do país com energia fotovoltaica conectada à rede elétrica, possui três usinas fotovoltaicas próprias: UFV Bela Vista, em Bela Vista de Goiás e Capim Branco I e II, em Uberlândia. Além disso, há a compra de fontes renováveis por meio do mercado livre de energia e aquisição de certificados de energia renovável (I-REC).

Ana Paula Rodrigues, Vice-Presidente de Gente da Algar Telecom, fala de um movimento de grande impacto adotado pela companhia. “Em 2018, implementamos um projeto voltado aos fornecedores críticos ao meio ambiente aplicado às categorias: coleta e destinação de resíduos perigosos e não perigosos, limpeza e conservação de ambientes, manutenção e limpeza de ar-condicionado e geradores, serviços de infraestrutura manutenção e contratação de serviços de frota. Esses fornecedores são avaliados em requisitos legais e índices de engajamento com as principais temáticas ESG. Estamos garantindo que a nossa operação seja adequada às recomendações mais modernas também para quem atua ao nosso lado. Isso é inovação e cuidado com pessoas e com o planeta”, afirma a executiva.

Há 10 anos, a companhia criou o Comitê de Engajamento Socioambiental que atua em todas as suas unidades. Com isso, a Algar Telecom promove e reconhece associados, como são chamados os funcionários da empresa, que atuam para a adoção de práticas sustentáveis. Recentemente também foi estabelecido um comitê com os franqueados na área original de atuação e que chegará às áreas de expansão, desenvolvendo trabalhos que influencia os franqueados na agenda ESG.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Estudantes brasileiros simplificam a linguagem científica sobre a China
Deputado brasileiro   E possivel o Brasil ser uma China da America Latina
Para Luciana Santos, reindustrialização brasileira necessita do apoio da China
Wellington Dias: Brasil coopera com a China para criar aliança global contra fome e pobreza no G20
Grupo Diario de Pernambuco