Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Tecnologia

OPORTUNIDADE

Universidade promove evento gratuito para debater presença das mulheres na tecnologia

Publicado em: 16/03/2023 08:29


Pesquisa revela que homens ainda são maioria no ramo
 (Pexels/Reprodução)
Pesquisa revela que homens ainda são maioria no ramo (Pexels/Reprodução)
Um levantamento realizado pela Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e de Tecnologias Digitais (Brasscom) apontou que, no Brasil, o setor de tecnologia ainda enfrenta uma grande disparidade entre as oportunidades destinadas para homens e mulheres. De acordo com a pesquisa, 63% dos trabalhadores do ramo são do sexo masculino, enquanto elas ocupam apenas 37% das vagas. 

Dessa forma, entender as principais dificuldades para que elas avancem na carreira é essencial para aumentar a diversidade nas equipes. Para auxiliar nesse processo, a Jala University, instituição latino-americana que tem a missão de capacitar comunidades em desenvolvimento por meio de educação de alto nível, realiza nesta quinta-feira (16), às 20h30, um evento remoto gratuito para falar sobre os desafios das mulheres no setor da tecnologia.

Com o tema ‘Mulher na tecnologia: Fazendo mágica com código’, o encontro online contará com a participação de Tatiana Andrade, especialista com mais de 20 anos de experiência no setor educacional, Gabriela Becerra, engenheira de software, Vania Catorceno, engenheira de sistema, além de outros nomes do setor. 

Durante o evento, que poderá ser acompanhado por meio do canal do Youtube da Jala, disponível em www.youtube.com/@jalauniversity,  serão discutidos temas como o cenário atual do mercado de tecnologia, formas de iniciar a carreira, entre outros. Além disso, as participantes receberão dicas sobre como se candidatar às vagas oferecidas pela Jala University. 

Com sede no Recife, a instituição está disponibilizando 80 bolsas integrais para alunos de todo o país que desejam seguir a carreira de engenheiro de software. A formação terá duração de quatro anos e, após esse período, os alunos terão contratação garantida e deverão atuar como engenheiros de software da Jalasoft ou de empresas de pesquisa e desenvolvimento parceiras, recebendo remuneração em dólar. 

Para se candidatar, é necessário que o estudante realize o pré-cadastro no site da Fundación del Saber por meio do site: https://jala.university/pt/admissao2023/. A organização, que promove a formação de profissionais qualificados, é responsável pela captação de parceiros da indústria de software nos EUA que viabilizam a distribuição de bolsas de estudo para estudantes em países da América Latina.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Trinta anos de amor de um brasileiro pelo kung fu chinês
Grupo Diario de Pernambuco