Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Tecnologia

COLUNA

Seu lugar é aqui!

Publicado em: 09/03/2023 12:23 | Atualizado em: 09/03/2023 12:27

 (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação
O novo presidente da Sociedade dos Usuários de Tecnologia, a Sucesu-PE, Cláudio Alcoforado, que assumiu o cargo no começo deste ano, se impõe o desafio de capacitar e formar mais profissionais para suprir o mercado de Tecnologia da Informação (TI). O presidente olha com preocupação a tendência crescente de profissionais locais trocarem empresas pernambucanas por multinacionais. E, para isso, muitos nem precisam sair de casa.

Na entrevista que me concedeu para o podcast Diário Econômico desta semana, Alcoforado ressalta que neste novo cenário, as empresas do setor de TI têm se esforçado muito na gestão para que os seus colaboradores se sentiam confortáveis e respeitados dentro das organizações e não as troquem por outras que pagam em moeda estrangeira forte. 

Além de boas práticas de gestão, essas empresas oferecem uma série de benefícios - como auxílio para alimentação, feira, curso de inglês, academia, home office, entre outros – além bons salários, para reter talentos dentro de casa. 

Desafios

A Sucesu acaba de lançar uma Plataforma de Capital Humano. A ferramenta tem por objetivo conectar profissionais e estudantes ao mercado de trabalho, facilitando o acesso às melhores vagas de estágios e empregos oferecida pelas organizações pernambucanas. 

Plataforma 
 
A plataforma conta com várias parcerias. Entre elas, entidades educacionais, empresas de aceleramento e de inserção profissional, que patrocinam a capacitação em TI para jovens. Eles são da baixa renda, possuem entre 16 e 25 anos e estão concluindo ou concluíram ensino médio nos últimos 2 anos em escolas públicas de Pernambuco. 

Adote um aluno
 
Além disso, a Sucesu mantém parceria com a Qualiti Innovation Learning no Projeto “Adote um Aluno”. Essa iniciativa capacita estudantes de baixa renda para o mercado de TI através de uma formação acelerada em Desenvolvimento de Software. Patrocinadores ajudam a financiar essa ação, que conta com assessoramento para colocação no mercado aos 10 primeiros colocados.

Como ajudar
 
Ao sensibilizar empresas a adotarem alunos, a Sucesu amplia a possibilidade de inserção. É uma ação digna de nota – nota 10. Qualquer um pode fazer parte dessa parceria e adotar também um aluno, basta entrar em contato através do email: sucesupe@sucesupe.org.br. 


Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Consulado da RPCh no Recife tem nova cônsul-geral
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Grupo Diario de Pernambuco