Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Tecnologia

OPORTUNIDADE

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação oferece videoaulas gratuitas sobre programação e IA a alunos da rede pública

Publicado em: 16/03/2023 10:13 | Atualizado em: 16/03/2023 14:40

 (Crédito: Saulo Aleixo/Secti-PE)
Crédito: Saulo Aleixo/Secti-PE
Promover a inclusão em tecnologias habilitadoras e otimizar a rede de Espaços 4.0 são os objetivos da produção do material didático “Introdução à Programação e Inteligência Artificial (IA)” que já está disponível gratuitamente no https://sites.google.com/view/programacao-ia. No formato on-line, o projeto auxiliará os alunos da rede pública de ensino e da população em geral na aprendizagem criativa, voltada à inovação e a habilidades do futuro.  

A produção das videoaulas se iniciou com a contratação de seis professores formadores na função de 
coordenadores da proposta através de edital da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (Facepe), vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti/PE), e a Secretaria Estadual de Educação. Por meio do edital, foram ofertadas bolsas do Programa de Inovação Educacional Capacitação Tecnológica para Educadores (INOV.EDU).   

Os formadores vinculados às universidades Federal de Pernambuco (UFPE), Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), do Vale do São Francisco (Univasf), do Agreste de Pernambuco (Ufape) e ao Instituto Federal (IF-Sertão) gravaram videoaulas, compostas de seis fascículos (com 30 páginas cada), sobre as seguintes temáticas: educação maker, economia criativa, economia circular, ciência de dados, inteligência artificial e computação na nuvem. 

“A ideia do programa INOV.EDU é capacitar os professores do Ensino Médio e Técnico para oferecer uma educação de qualidade aos alunos e otimizar a rede de Espaços 4.0 em Pernambuco. Além disso, ele promove o fortalecimento de ambientes e ecossistemas voltados para pesquisa e inovação e contribui com o desenvolvimento econômico do estado”, explicou o diretor de Políticas de CT&I e Competitividade, César Andrade. O material já está disponível no site https://sites.google.com/view/programacao-ia e, após a sua conclusão, será publicado também no www.youtube.com.br  

ESPAÇOS 4.0
São centros de inovação localizados em todas Escolas Técnicas Estaduais (ETEs) e em diversas Escolas de Referência em Ensino Médio (EREM) do Estado de Pernambuco, onde reúnem laboratório maker e laboratório de tecnologias de informação e comunicação. Há atualmente 24 Espaços 4.0 em Pernambuco, 21 deles localizados em escolas do interior do Estado, favorecendo a interiorização dos equipamentos de inovação e o fortalecimento do ensino-aprendizagem baseado em metodologias ativas.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Consulado da RPCh no Recife tem nova cônsul-geral
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Grupo Diario de Pernambuco