Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Tecnologia

CAPACITAÇÃO

Projeto Jaboatão Digital capacita jovens na área tecnológica

Publicado em: 30/03/2023 21:34 | Atualizado em: 30/03/2023 21:36

 (Foto: Leandro de Santana/PMJG)
Foto: Leandro de Santana/PMJG
Na data em que se comemora o Dia Mundial da Juventude, a Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes lançou, nesta quinta-feira (30), o projeto Jaboatão Digital, que fomentará a política pública municipal de juventude, por meio da qualificação profissional tecnológica. O primeiro curso focará no Desenvolvimento de aplicativos e games e acontecerá de 10 de abril a 31 de maio. Podem participar jovens acima de 18 anos com conhecimentos básicos em informática, inglês e raciocínio lógico. As inscrições foram abertas durante o lançamento do projeto, em evento realizado na UNIFG, em Piedade, e podem ser feitas até o próximo dia 7 de abril, no site www.jaboatao.pe.gov.br.
 
"Pernambuco é referência em tecnologia e nessa área percebemos que há mais empregos do que profissionais habilitados, não só aqui, mas mundialmente. Portanto, o Projeto Jaboatão Digital tem a finalidade de dar oportunidade de trabalho aos jovens em um setor que os atrai e é de grande interesse do mercado. Muitos jovens gostariam de ter essa chance, por isso os participantes devem aproveitar bastante os cursos", destacou o prefeito Mano Medeiros, no lançamento do projeto.
 
O curso presencial é oferecido em parceria com os laboratórios do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), em Jaboatão Centro, e UNIFG, em Piedade. A carga horária será de 60 horas/aula, abordando técnicas e práticas para o desenvolvimento de conhecimentos digitais, competências para o mundo da tecnológica e atitudes que contribuem para a formação profissional. Inicialmente, foram abertas 40 vagas, mas as inscrições são ilimitadas, pois os participantes serão escolhidos de acordo com os critérios estabelecidos no projeto. 
 
"É importante que as pessoas selecionadas tenham, de fato, o perfil para esse tipo de atividade, para que não abandonem uma oportunidade tão importante e possam ser absorvidas pelo mercado de trabalho rapidamente", afirmou o diretor geral do campus do IFPE do Jaboatão, Janderson Emanuel.
 
Um estudo realizado em 2021 pela Brasscom (Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação) revela que serão criados no Brasil ao menos 797 mil postos de trabalho nessa área até 2025. Nesse período, serão formados 267 mil profissionais. O déficit será de 530 mil vagas abertas sem contratação.
 
PROJETO JOVEM MAIS
 
Numa outra ação da Secretaria Executiva do Trabalho do Jaboatão, as inscrições para o projeto Jovem Mais Qualificação e Empreendedorismo estão abertas até o próximo dia 7 de abril. Ao todo, estão sendo disponibilizadas 150 vagas voltadas para adolescentes e jovens com faixa etária entre os 15 e 29 anos.
 
O projeto promovido pela Prefeitura do Jaboatão, em parceria com o SEBRAE/PE, oferece várias oficinas, entre as quais Passo a passo para montar uma Startup, Liderança empreendedora, Habilidades do futuro. Os cursos são presenciais. Para mais informações, os interessados podem acessar o site: www.jaboatao.pe.gov.br.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Trinta anos de amor de um brasileiro pelo kung fu chinês
Grupo Diario de Pernambuco