Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Tecnologia

OPORTUNIDADE

Prefeitura do Recife abre inscrições para curso gratuito em tecnologia para jovens

Publicado em: 02/02/2023 10:58 | Atualizado em: 02/02/2023 11:18

Programa Conexões Periféricas é uma parceria entre a gestão municipal, o Governo Britânico, a ThoughtWorks e a organização social FA.VELA (Andréa Regô Barros/Prefeitura do Recife)
Programa Conexões Periféricas é uma parceria entre a gestão municipal, o Governo Britânico, a ThoughtWorks e a organização social FA.VELA (Andréa Regô Barros/Prefeitura do Recife)
O Programa Conexões Periféricas abre inscrições, a partir desta quarta-feira (1º), para curso gratuito sobre programação web. O Programa é promovido pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria Executiva de Juventude, desde 2018, em parceria com a ThoughtWorks. Neste ano, a 3ª edição do Conexões Periféricas será realizada também em parceria com o Governo Britânico, por meio do UK-Brazil Tech Hub, e com o hub de educação FA.VELA. As inscrições seguem até o dia 24 de fevereiro por meio do formulário disponível no link [https://forms.gle/4RpvBqspSzQLnnrR7].

Serão selecionados 25 alunos para formar a turma. Podem participar, jovens residentes no Recife e que tenham entre 16 e 25 anos de idade. Do total de vagas, 75% serão reservadas para candidatos negros, população LGBTQIA+ e pessoas com deficiência. As demais vagas serão de livre concorrência. No processo seletivo, mediante preenchimento do formulário, serão levados em consideração critérios como diversidade territorial, equilíbrio de gênero, fator socioeconômico e interesse pelo curso.

"O programa Conexões Periféricas é uma iniciativa que busca somar diferentes atores para oportunizar o acesso de jovens em contextos periféricos ao universo da tecnologia da informação. A gente está bem empolgado para viver essa experiência junto com a juventude e ver os resultados positivos que, certamente, essa política irá trazer", reforçou o  secretário executivo da Juventude do Recife (Sejuv), Marcone Ribeiro.

As aulas do Conexão Periférica terão início no dia 13 de março e ocorrerão ao longo de três encontros semanais por três meses, totalizando 72 horas-aula. Será ofertada uma bolsa incentivo para contribuir com a formação dos jovens selecionados durante os três meses. O curso será presencial e acontecerá das 18h às 20h na Casa Zero, que fica na Rua do Bom Jesus, número 237, no Bairro do Recife.

Para Andrea Motta, diretora da UK-Brazil Tech Hub do Consulado Britânico, o futuro do trabalho, da educação e da cidadania está também no ambiente digital. “Queremos que todos possam acessar as oportunidades com habilidades para usar e criar tecnologias capazes de transformar a sociedade. O Governo Britânico é parceiro da Prefeitura do Recife para a inclusão e acesso digital e estamos muito felizes em trabalharmos conjuntamente para que mais jovens se conectem com o mundo através da tecnologia”, disse a diretora.

“Nós, Thoughtworkers, acreditamos que, como Tecnologistas, temos um papel único a desempenhar ao nos posicionarmos sobre como a tecnologia deve beneficiar nossa comunidade. Essa parceria com a Prefeitura do Recife, mais uma vez, nos deixa muito felizes, sabendo que é do interesse de ambas as partes promover oportunidades para esses jovens”, contou o consultor de desenvolvimento sênior na Thoughtworks, Helson Cruz.

A diretora executiva da organização social FA.VELA, Tati Silva, acredita que democratizar o acesso digital é essencial para reduzir desigualdades. “Em um mundo cada dia mais híbrido entre o online e o offline, capacitar pessoas para ocuparem espaços de dignidade e cidadania é prioridade. É uma honra atuar com instituições como o Governo Britânico e a Prefeitura de Recife, que compartilham essa visão de futuros inclusivos, e que acreditam na educação para transformar vidas e romper barreiras", afirmou Tati.

O resultado do processo seletivo do Conexões Periféricas será divulgado a partir do dia 7 de março no site da Prefeitura do Recife e no Instagram da Secretaria Executiva de Juventude do Recife (instagram.com/sejuvrecife). Mais detalhes sobre o Programa Conexões Periféricas estão no edital disponível no site da Prefeitura do Recife (recife.pe.gov.br).


CRONOGRAMA:
01/fev  - Início das Inscrições
24/fev  - Término das Inscrições
27/fev  - Fase de Seleção
03/Mar - Término da Seleção
06/Mar - Publicação do Resultado
07 a 10 de Mar - Período de Matrícula
13/Mar - Aula Inaugural


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

Desenvolvimento pessoal
 Liderança juvenil/ Cidadania ativa: coletividade e individualidade
 Os Direitos das Juventudes – Estatuto da Juventude
 Habilidades técnicas e competências interpessoais para a vida e trabalho
 O Futuro do trabalho, criatividade e inovação
 Habilidades e competências para o futuro do trabalho
 A experiência da TW em tecnologia – emprego.
 Identidades juvenis e suas realidades territoriais;

Desenvolvimento na área de desenvolvimento Web
 Introdução a HTML CSS
 Introdução a Algoritmos
 Introdução a Linguagem de Programação JavaScript
 Entrada e Saída, Eventos e Interação com DOM(Document Object
Model)
 Variáveis, Tipos de dados, Objetos e Funções
 Operadores Aritméticos e Lógicos
 Condicionais, Repetições e Arrays
 React Js
 Introdução
 Componentes em react, Props, Listas e Keys
 (criando e mapeando dados no React)
 react - Introdução aos Hooks e eventos (onChange e onClick)
 State, UseEffect, Rotas

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Embaixador Eduardo Saboia: Brasil e China obtêm safras de parceria em várias áreas
Conheca o Desbravador das relacoes diplomaticas entre o Brasil e a China
Consulado da RPCh no Recife tem nova cônsul-geral
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Grupo Diario de Pernambuco