 | |
Estão sendo ofertadas 350 vagas; cadastros seguem até o dia 25 de fevereiro
(Divulgação/Paulo Melo/PCR) |
As inscrições para o Embarque Digital, programa da Prefeitura do Recife em parceria com o Porto Digital, seguem a todo vapor. Até o momento, 1.500 candidatos já se cadastraram no programa, que oferta graduação de forma gratuita na área de tecnologia. Para quem deseja concorrer a uma dessas vagas, as inscrições podem ser feitas até o dia 25 de fevereiro no Portal da Educação do Recife (
www.portaldaeducacao.recife.pe.gov.br/embarquedigital) e no app Conecta Recife. Ao todo, estão sendo ofertadas 350 vagas para os cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Sistemas para Internet.
Esta é a 4ª turma do Embarque Digital, que já contemplou 800 estudantes. As instituições parceiras que ficam responsáveis por formar esses novos profissionais são o Centro Universitário Maurício de Nassau (Uninassau), Centro Universitário Tiradentes (Unit Pernambuco), Faculdade Imaculada Conceição do Recife (FICR), Faculdade Senac e Universidade Católica de Pernambuco (Unicap).
Para ter acesso ao programa, é necessário ser residente e domiciliado no Recife, ter cursado todo o ensino médio na Rede Pública, ter concluído o ensino médio nos últimos cinco anos e ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou o Sistema Seriado de Avaliação (SSA) nos últimos cinco anos. É importante destacar que 50% das vagas são destinadas a pessoas negras ou pardas e, dentre os critérios de desempate, é dado como prioridade mulheres e estudantes que também cursaram o ensino fundamental na rede pública de ensino.
O calendário desta edição prevê a divulgação do resultado final para o dia 7 de março, com matrículas entre os dias 8 e 10 de março. As aulas estão previstas para iniciar no dia 14 do mesmo mês. Com cronograma já estabelecido para o lançamento de novas turmas até 2024, o Embarque Digital conta com um investimento previsto de mais de R milhões de reais. Até o momento, o programa já preencheu 800 vagas, sendo 200 em 2021 e 600 no ano passado. A meta do programa é beneficiar 2.000 estudantes.