Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Tecnologia

OPORTUNIDADE

Movimento Pró-Criança abre 285 vagas em cursos gratuitos na área de tecnologia

Publicado em: 31/01/2023 09:00 | Atualizado em: 30/01/2023 22:51

As inscrições começam nesta terça (31) e podem participar crianças a partir dos 8 anos até adultos com 25 anos (Foto: Divulgação)
As inscrições começam nesta terça (31) e podem participar crianças a partir dos 8 anos até adultos com 25 anos (Foto: Divulgação)
A entidade sem fins lucrativos da Arquidiocese de Olinda e Recife, Movimento Pró-Criança abre, nesta terça-feira (31), as inscrições para 285 vagas em cursos gratuitos na área de tecnologia da informação e comunicação. A oportunidade é voltada para crianças a partir dos 8 anos de idade até jovens adultos com no máximo 25 anos que sejam oriundos da rede pública de ensino ou bolsistas em colégios particulares.

Robótica, Iniciação à Informática, Manutenção de Computadores, Design para Produção Gráfica e Programador Web são as qualificações oferecidas pelo Núcleo de Inclusão Digital (NID) do Pró-Criança. Os interessados podem escolher estudar em turmas pela manhã ou à tarde.

Inscrições
Para participar, pais ou responsáveis por menores de 18 anos devem comparecer à unidade do Pró-Criança onde o curso escolhido está sendo ofertado (ver lista abaixo) até o dia 16 de fevereiro.

A matrícula será efetivada mediante à entrega de cópias da Certidão de Nascimento, RG, CPF, Cartão SUS, declaração escolar, cartão de vacinação, além de uma foto 3x4 do aluno. O adulto também deve apresentar xerox dos documentos pessoais e do comprovante de residência.

A Unidade Coelhos - sede do Pró-Criança - fica na rua dos Coelhos, 317, Boa Vista, em frente ao Hospital do Imip. Já o polo Recife Antigo, está localizado na rua Vigário Tenório, 135, Bairro do Recife, próximo à antiga Boate Downtown. Em Jaboatão, o prédio da ONG fica na rua José Maia Bezerra, 10, ao lado da Escola Municipal José Rodovalho. O atendimento no Pró-Criança é realizado de segunda a quinta, das 8h às 16h30.

Lista de cursos por unidade

Unidade Coelhos 
Robótica – 75 Vagas | Faixa etária: 8 a 25 anos
Manutenção de Computadores – 40 vagas | Faixa etária: 16 a 25 anos
Iniciação à Informática – 40 vagas | Faixa etária: 14 a 21 anos
Contatos: (81) 3412.8952 ou WhatsApp (81) 8802.9574 

Unidade Recife Antigo
Programador Web – 40 vagas | Faixa etária: 16 a 25 anos
Design para Produção Gráfica – 40 vagas | Faixa etária: 16 a 25 anos
Iniciação à Informática - 20 vagas | Faixa etária: 14 a 21 anos
Contatos: (81) 3425. 4451 ou WhatsApp (81) 98802.9576

Unidade Piedade
Robótica – 30 vagas | Faixa etária: 8 a 14 anos
Contatos: (81) 3474.8979 ou WhatsApp (81) 98802.9575

Sobre os cursos
Os cursos do NID têm carga horária que variam de 48 horas/aula a 96 horas/aula, com no mínimo dois encontros presenciais por semana, nas unidades do Pró-Criança no Recife, que ficam na Boa Vista e no Bairro do Recife, ou em Jaboatão dos Guararapes, no bairro de Piedade. As aulas terão início no dia 27 de fevereiro.

Os inscritos para a formação em Programador Web terão, além do conteúdo técnico, suporte em língua portuguesa e matemática. As aulas dessas disciplinas serão ministradas em dias alternados aos do curso.

Todos os beneficiários do Pró-Criança recebem fardamento e alimentação também gratuitos.

Sobre o NID
O NID é a resposta do Pró-Criança à crescente demanda do mercado de tecnologia da informação e comunicação por mão de obra qualificada. Desde 2013, a ONG trabalha na capacitação de crianças, adolescentes e jovens nessa área. Ao todo, já são mais de 2.500 beneficiados.

Em 2022, o Pró-Criança expandiu o NID antes concentrado na sede para as unidades do Bairro do Recife e de Piedade. A iniciativa conta o patrocínio das Indústrias Reunidas Raymundo da Fonte e da Divina Pharma, e a parceria da empresa de impacto social, Alicerce Educação.

“A proposta do NID é levar a experiência dos cursos de informática para o ensino das linguagens de tecnologias da informação mais procuradas pelas empresas que fazem o ecossistema do Porto Digital”, afirma o coordenador de Tecnologia e Empregabilidade do Pró-Criança, Fernando Marroquim.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Embaixador Eduardo Saboia: Brasil e China obtêm safras de parceria em várias áreas
Conheca o Desbravador das relacoes diplomaticas entre o Brasil e a China
Consulado da RPCh no Recife tem nova cônsul-geral
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Grupo Diario de Pernambuco