Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Tecnologia

CDD

Jovens do Com.Domínio Digital 4.0 conquistam trabalho no Porto Digital

Publicado em: 12/01/2023 11:34 | Atualizado em: 12/01/2023 11:37

 (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação
O ano de 2023 inicia com novos desafios para quem começa a peregrinação por emprego. Vinte jovens formados em programação pelo Com.Domínio Digital 4.0 estão tranquilos. Receberam a certificação dia 21 de dezembro e desde o dia 9 estão sendo capacitados para as suas primeiras experiências profissionais, como programadores.
 
O Com.Domínio Digital 4.0 (CDD 4.0) é um projeto de empregabilidade do Instituto Aliança (IA), em parceria com a Lenovo Foundation e Fundação Forge, que selecionou jovens de 18 a 29 anos, da Região Metropolitana do Recife, que tenham cursado o ensino público e venham de família com renda de até três salários mínimos. Os inscritos têm formação técnica em lógica da computação, linguagens como java e python, além de iniciação em banco de dados. Também têm desenvolvidas habilidades sociais e emocionais, as soft skills.
 
Cem jovens ingressaram na primeira turma, em 2022, que certificou 88 programadores, em dezembro. Os jovens formados passam a ser acompanhados, por quatro meses, pela consultora em recursos humanos do CDD 4.0 Juliana Coutinho. Ela já encaminhou 23 futuros profissionais de TI. Em menos de 30 dias, 26% da turma está inserida.
 
O mercado de trabalho em TI vive momento de expansão, explica Rogério Aguiar, do Treina Recife, empresa que capacitação de pessoas interessadas em ingressar nesse segmento profissional. O Treina Recife funciona há 37 anos atuando em duas áreas: capacita interessados no mercado de TI e prepara profissionais a pedido de empresas clientes. Treina Recife foi responsável pela chamada dos 20 jovens. Eles vão passar janeiro em capacitação específica em banco de dados e, em fevereiro, serão bolsistas da Consenso, uma empresa de TI do Porto Digital, com clientes em todo país. 
 
Estela Brainer, 29 anos, participa da turma no Treina Recife, com interesse. “É uma oportunidade começar o ano em capacitação, para um processo seletivo da Consenso”, afirma. João Vitor Soares, 26 anos, também está no grupo de recém formados. “O CDD 4.0 mudou minha vida com dicas importantes e agora estou de olho na Consenso”, conta.
 
O Com.Domínio Digital está em operação, desde outubro de 2004. É o carro-chefe dos programas de empregabilidade do Instituto Aliança, desde sua criação. Foi base para ajustes executados em resposta às crescentes demandas do mercado de trabalho na área de TI. Dessa forma, o Com.Domínio Digital 4.0 estabeleceu foco na formação para linguagens de programação, com o desenvolvimento de habilidades sociais e emocionais para a melhor adequação ao ambiente profissional, as soft skill, que são do interesse do mercado de trabalho e não abordadas em outras formações. 
 

O Instituto Aliança 
 
O IA é uma organização da sociedade civil de interesse público que há 20 anos atua na formação e preparação de jovens para o mundo do trabalho, no desenvolvimento de metodologias educacionais e na construção de soluções sustentáveis para o desenvolvimento humano. Conheça mais em www.institutoalianca.org.br


TAGS: porto digital | jovens | cdd |
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Consulado da RPCh no Recife tem nova cônsul-geral
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Grupo Diario de Pernambuco