Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Tecnologia

OPORTUNIDADE

Com.Domínio Digital 4.0 faz seleção de jovens interessados em tecnologia da informação

Publicado em: 20/01/2023 10:18

 (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação
O Com.Domínio Digital 4.0 (CDD 4.0) está com inscrições abertas para seleção da primeira turma de 2023. O CDD 4.0 oferece formação gratuita em programação, com atenção às soft skills. As inscrições vão selecionar cem jovens com idade a partir dos 18 e até 29 anos, moradores da Região Metropolitana do Recife, ensino médio concluído, egressos da rede pública e integrantes de famílias com renda de até três salários mínimos. A inscrição pode ser feita em formulário on-line (acesse.one/aLUPI) e vão ser encerradas dia 30. 
 
São 330 horas-aula em nível básico e avançado, por cinco meses. A formação abrange as linguagens java e python, tem iniciação em banco de dados e aulas de desenvolvimento socioemocial, as soft skills. Esse é um dos diferenciais do CDD 4.0 valorizado pelo mercado. Os jovens desenvolvem o trabalho em equipe, autogestão e comunicação assertiva e entre outros temas.
 
As vagas estão abertas para homens, mulheres e pessoas LGBTQIA+. O CDD 4.0 tem turmas pela manhã e à tarde. As inscrições on-line serão encerradas no dia 30. Os inscritos vão passar para etapa 2, que terá teste presencial de lógica, dia 7 de fevereiro. Os aprovados seguem para a etapa 3, que é dinâmica de grupo, dia 9 e 10 de fevereiro. O nome de cada um dos cem aprovados será divulgado dia 13 de fevereiro, no perfil do Instituto Aliança no Facebook (facebook.com/institutoalianca). A matrícula começa dia 27 de fevereiro e segue até o dia 2.
 
O CDD 4.0 é um projeto de empregabilidade juvenil do Instituto Aliança (IA), em parceria com a Lenovo Foundation e Fundação Forge. Conta com apoio do SOFTEX Pernambuco e os alunos são certificados por instituição de ensino superior tradicional.
 
Além da formação, o CDD 4.0 oferece quatro meses de assessoria em recursos humanos, para os programadores certificados participarem dos processos seletivos das empresas no Porto Digital e em outras que estiverem em busca de profissionais em início de carreira.
 
Histórico
 
Em dezembro, a primeira turma do CDD 4.0 certificou 88 jovens programadores. Eles começaram a participar das seleções profissionais em janeiro. Cerca de 25% da turma já conseguiu colocação em empresa de desenvolvimento de programas, do Porto Digital, com clientes em todo o país.
 
O Com.Domínio Digital está em operação, desde outubro de 2004. É o carro-chefe dos programas de empregabilidade do Instituto Aliança, desde sua criação. Foi base para ajustes executados em resposta às demandas do mercado de trabalho na área de TI. Dessa forma, o Com.Domínio Digital 4.0 estabeleceu foco na formação para linguagens de programação, com o desenvolvimento de habilidades sociais e emocionais (soft skill) para a melhor adequação no ambiente profissional. 
 
O IA é uma organização da sociedade civil de interesse público que há 20 anos atua na formação e na preparação de jovens para o mundo do trabalho, no desenvolvimento de metodologias educacionais e na construção de soluções sustentáveis para o desenvolvimento humano. Mais sobre o Instituto Aliança, no site: www.institutoalianca.org.br.

Serviço:
 
Formulário para inscrição: acesse.one/aLUPI 
Período de inscrições: 18 a 30 de janeiro
E-mail para esclarecimentos: cddigital4.0@gmail.com


Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Consulado da RPCh no Recife tem nova cônsul-geral
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Grupo Diario de Pernambuco