Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Tecnologia

TECNOLOGIA

Quarta edição do REC'N'Play promove reconexão com o Recife e se consolida como o grande evento de tecnologia e inovação

Publicado em: 05/12/2022 18:05 | Atualizado em: 05/12/2022 18:14

 (Foto: Divulgação.)
Foto: Divulgação.
O REC’n’Play voltou com maestria a ocupar ruas e prédios do Bairro do Recife após dois anos distante, devido à pandemia da Covid-19. Em sua quarta edição, o Carnaval do Conhecimento, realizado pelo Porto Digital e Ampla Comunicação, consolidou seu espaço como grande acontecimento no calendário de eventos da capital pernambucana. E os números reproduzem essa conexão estabelecida entre a cidade e o festival de experiências digitais. Em quatro dias, o evento bateu todos os seus recordes, registrando mais de 40 mil inscritos, os quais puderam desfrutar de mais de 700 atividades com cerca de 900 convidados, entre palestrantes, facilitadores e profissionais prontos para compartilhar o futuro.

Os jovens adultos, na faixa etária entre 20 e 34 anos, compreenderam mais de 50% dos participantes do REC’n’Play, que também conquistou o público com idade entre 35 e 59 anos (quase 30%) e os adolescentes de 15 a 19 anos (11%). As mulheres foram maioria entre os presentes ao Carnaval do Conhecimento com 49,94% contra 49,24% de participação masculina e 0,82% dos que preferiram não determinar gênero.

A área Tech se destacou como a mais procurada, com 47,10%, apesar de a maioria dos inscritos (63%) haver declarado não trabalhar com tecnologia. A área de Empreendedorismo conquistou a preferência de 24,54% dos participantes, seguida por Cidades (14, 55%) e Economia Criativa (13,81%).

“Chegamos ao final de mais essa edição superando as expectativas, estabelecendo e renovando uma conexão bastante positiva com a cidade. Trouxemos muita gente para o Bairro do Recife e para as atividades; o público estudante, que é o nosso ponto forte, compareceu em peso. Também conseguimos criar uma conexão mais estreita com a periferia, onde se encontra um público potencial para o REC’n’Play”, destacou o presidente do Porto Digital, Pierre Lucena.

O Carnaval do Conhecimento chegou ao fim de mais uma jornada entregando um evento que prezou pela sua essência em debater, incentivar e provocar transformações na cidade e que pôde ser conferida na vasta e rica programação ofertada. “As palestras fizeram muito sucesso e deixaram uma impressão bastante positiva ao trazer para o debate temas como educação, racismo, mulheres, entre tantas outras temáticas igualmente importantes e inclusivas”, assinalou a coordenadora do evento, Gabriela Soares, chamando a atenção, também positivamente, para a diversificação do público presente ao quarto REC’n’Play.

As atividades realizadas nas ruas foram outro ponto alto do evento e, de acordo com o Pierre Lucena, a expectativa é ampliá-las em 2023 a fim de proporcionar aos participantes mais e mais experiências e outras formas de aquisição de conteúdo. “Quanto mais atividades levarmos para as ruas, melhor”, pontu

Diretor da Ampla Comunicação, Eduardo Breckenfeld sublinhou que, com mais de 700 atividades gratuitas e abertas para um público de mais de 40 mil pessoas, o REC’n’Play consolida-se como o maior e mais inclusivo e fomentador festival de tecnologia e inovação brasileiro. “Um grande carnaval do conhecimento, que ocupa prédios e ruas do Recife Antigo, coração pulsante da capital pernambucana. Que ocupa, sobretudo, as mentes das milhares de pessoas que acabam tendo a oportunidade de vivenciar experiências e trocas de conhecimentos atrelados a temas fundamentais de um mundo em constante revolução”, ressaltou o executivo.

Neste ano de retomada, o REC’n’Play deixa como legado não apenas as experiências físicas, mas a capacidade do evento de “furar bolhas”, de se tornar mais inclusivo, demonstrando às pessoas como se conectarem ao universo da tecnologia, além do seu teor 100% colaborativo. “Conseguimos gerar inúmeras conexões. Não há nenhum outro movimento com esse perfil, que englobe tudo e de uma forma totalmente gratuita. O REC’n’Play funciona como um despertar para muita gente que não é da área de tecnologia e inovação”, comemorou Gabriela.

Em mais uma edição, as atividades promovidas pelo REC’n’Play contemplaram especialistas e público geral, trazendo palestras, debates, shows, rodadas de negócios, instalações artísticas, experiências tecnológicas, hackathons e muito mais. Foram mais de 700 ações disponibilizadas, as quais foram distribuídas em 23 prédios, além de ruas e praças do Bairro do Recife e Santo Antônio. O evento também marcou a chegada de imóveis reabilitados e em processo de recuperação, como o Edifício Chanteclair. A homenagem aos 30 anos do Movimento Manguebeat foi o principal destaque da programação cultural.

Nessa quarta edição, o REC’n’Play contou com a apresentação do Sebrae e o patrocínio da Prefeitura do Recife, Itaú BBA, Grupo Moura, Petrobras, Um Telecom, Vagalume, NTT Data, Da Fonte Advogados, Queiroz Cavalcanti Advocacia, Faculdade Tiradentes, Centro Universitário Tiradentes, Cesar, Uninassau, Uniaeso, ABDI. A Rede Globo Nordeste foi o parceiro de mídia do evento, que ainda contou com parceiros estratégicos como Sesc, Fecomércio, Senac e Jornada de MCs. Entre as instituições apoiadoras, o REC’n’Play pôde contar com o Instituto de Matemática Pura Aplicada (Impa), Insper, Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), Fundação Joaquim Nabuco, Accenture, Casa Zero, Aries, Assespro Pernambuco e Paraíba, Babylon Station, Cais do Sertão, Casa Cor, Cesar School, Centro Integrado de Tecnologia e Informação (Citi), Coquetel Molotov, FabLab Recife, Secretaria de Cultura do Recife, IFPE, Insole, Iprec, Livraria Jaqueira, Manguez.Al, Mesa, Softex Pernambuco, Paço do Frevo, PROA, Movimento Pró-Criança, TDS Company, Ti Saúde, Yolo, Sepro-PE, UFPE, WeOOh, Mekhos e Semana Global do Empreendedorismo Brasil.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Manhã na Clube: entrevista com Carlos Veras, Laura Sabino e Tatiana Arruda
Manhã na Clube: entrevista com Erick Simões, desembargador do TJPE
Manhã na Clube: entrevista com Maria Arraes (Solidariedade), deputada federal
Van Gogh Live 8K: exposição chega ao Recife e encanta público
Grupo Diario de Pernambuco