Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Tecnologia

TECNOLOGIA

Inmetro: novas tecnologias são desafio da regulamentação de qualidade

Publicado em: 01/12/2022 21:52

 (Foto: Valter Campanato/Agência Brasil)
Foto: Valter Campanato/Agência Brasil
As inovações tecnológicas têm se mostrado um desafio para a regulamentação de qualidade. Para o presidente do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), Marcos Heleno Guerson, o setor público tem que trabalhar em parceria com o privado.

“Tem que mudar um pouco o mindset de ter um órgão público estabelecendo as regras  e depois a indústria se vira para acompanhar. Tem que trabalhar próximo e fazer regulamentos que não sejam muito amarrados, porque se vc faz um regulamento que faz mil requisitos, inibe o mercado de inovar”, disse o presidente do Instituto, em entrevista ao programa A Voz do Brasil desta quinta-feira (1).

Para Guerson, é necessário que os regulamentos sejam mais enxutos e demorem menos a serem concluídos.

OCDE
 
O Inmetro está participando de uma ação global com 21 países pela segurança de produtos vendidos online coordenada pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

O objetivo é orientar os consumidores para que possam fazer escolhas seguras e coordear as atividades de regulamentação do mundo inteiro. “Temos que equalizar essas regras. Trocar informações é um ponto fundamental para que tenhamos um comércio mais aberto e mais conectado”.

Assista à entrevista completa:
 
 
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Manhã na Clube: entrevista com Maria Arraes (Solidariedade), deputada federal
Van Gogh Live 8K: exposição chega ao Recife e encanta público
Manhã na Clube: entrevista com Rodrigo Coutinho, secretário de esportes do Recife
Manhã na Clube: entrevista com Priscila Lapa, cientista política
Grupo Diario de Pernambuco