Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Tecnologia

INOVAÇÃO

Programa da Prefeitura do Jaboatão é 1º colocado no Prêmio Usina de Inovação 2022

Publicado em: 04/11/2022 15:55

 (Foto: Divulgação. )
Foto: Divulgação.
O Sistema de Governança Institucional (SGI) da Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes foi o grande vencedor do Prêmio Usina de Inovação 2022, na cerimônia realizada, nesta sexta-feira (4), no auditório da Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação. Esta é a maior premiação em inovação de Pernambuco no setor público. O sistema jaboatonense concorreu com outros 24 projetos, na segunda etapa da seleção, e teve sua eficiência reconhecida por automatizar todos os processos de contratos e licitação.
A iniciativa de implantar o SGI se deu em virtude da precariedade que a atual gestão municipal encontrou, no ano de 2017. Até então, todos processos causavam acúmulo de papéis e até mesmo perda de prazos. A partir de então, o sistema começou a ser automatizado e, atualmente, é 100% digital.
 
A secretária de Administração, Maria Gentila Guedes, representou o prefeito do Jaboatão, Mano Medeiros, na solenidade, e ressaltou o avanço alcançado nos últimos anos. “Com a implantação do SGI, o tempo entre o início do processo de contratação até a conclusão foi reduzida em até 67%. Isso permitiu que realizássemos uma força-tarefa no período das chuvas deste ano, reduzindo de 20 para 5 dias o prazo de dispensas de licitação. Dessa forma, pudemos concluir 17 processos de contratação emergencial que totalizaram R$ 9 milhões, e a população atingida recebeu assistência num tempo bem mais curto”, ressaltou.
 
O prefeito Mano Medeiros destacou a importância do Prêmio Usina de Inovação. “Desde o início desta gestão, investimos muito na área de tecnologia como forma de melhorar os resultados no atendimento à população. Temos sistemas inovadores na educação, saúde, no licenciamento e também na área administrativa, como o SGI. É um programa que criamos para melhorar o trabalho interno, que tornou digital todo o processo de licitação até a assinatura contratual. Esse é o diferencial do projeto que agora é reconhecido na maior premiação de inovação no setor público em Pernambuco”, comemorou.
 
Para José Fernando Thomé Jucá, secretário Ciência, Tecnologia e Inovação do Governo de Pernambuco, a conquista é um reflexo de trabalhos desenvolvidos pelo município há muitos anos. "Jaboatão tem se destacado ao longo dos últimos anos. É algo que tem sido trabalhado com muito afinco, como por exemplo com o controle e sistematização interna. Então, o município foi muito feliz na escolha do projeto e isso é uma prova que Jaboatão está inovando todos os dias", afirmou.

"Ficamos muito felizes em ver o destaque do Jaboatão. Essa reunião de mentes inovadoras é muito importante", completou Alexandre Rebelo, secretário de Planejamento e Gestão. 

O foco do prêmio são projetos de inovação que estejam concluídos ou na fase de finalização, com propostas que modifiquem processos governamentais, criem novos produtos ou serviços públicos, mudem a cultura do órgão do governo, através da criatividade.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Consulado da RPCh no Recife tem nova cônsul-geral
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Grupo Diario de Pernambuco