Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Tecnologia

ATENÇÃO

Vírus pode roubar dados de cartão de crédito; saiba como se proteger

Publicado em: 05/10/2022 10:40

 (Foto: Unsplash/Reprodução)
Foto: Unsplash/Reprodução
Um novo vírus capaz de roubar dados do cartão de crédito, além de contas em redes sociais e sites, fez pelo menos dez mil vítimas brasileiras nos últimos dias, segundo a empresa de cibersegurança Kasperky. Desde o início do ano, foram identificadas 47.778 infecções por esse vírus no mundo. 

De acordo com a empresa, que identificou o novo vírus, o malware NullMixer age a partir de um download que os usuários fazem de um programa no computador. 

Segundo a empresa, o usuário tenta fazer o download de um programa pirata, mas ao fazer isso, ele instala na verdade o vírus. Os vírus podem ser ficheiros (ZIP, RAR, etc.), executáveis (.exe, .run, etc.), documentos PDF e Microsoft Office, JavaScript, etc.

Após isso, o usuário fica vulnerável. Por meio do vírus, os fraudadores conseguem roubar dados de cartão de crédito que estão salvos no computador e acesso aos "cokkies" de sites como Facebook e Amazon e, com isso, também acessar os dados de pagamento salvos nessas contas.

Para evitar ser vítima, a recomendação é só fazer download de programas em sites oficiais e verificados. Além disso, é importante ter um antivírus instalado no computador. Também é recomendado sempre conferir as transações recentes em suas contas para identificar qualquer atividade suspeita.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Trinta anos de amor de um brasileiro pelo kung fu chinês
Grupo Diario de Pernambuco