Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Tecnologia

NASA

Nave da Nasa consegue desviar trajetória de asteroide em teste de defesa da Terra

Por: AFP

Publicado em: 11/10/2022 18:33

 (Foto: Handout / ASI/NASA / AFP
)
Foto: Handout / ASI/NASA / AFP
A agência espacial americana (Nasa) anunciou nesta terça-feira que conseguiu desviar um asteroide de sua trajetória, durante um teste da capacidade da humanidade de se proteger de uma possível ameaça.

Uma nave da missão Dart chocou-se voluntariamente em 26 de setembro com o asteroide Dimorphos, que é satélite de um asteroide maior, chamado Didymos. Dessa forma, conseguiu deslocá-lo, reduzindo sua órbita em 32 minutos, informou o chefe da agência espacial, Bill Nelson, em coletiva de imprensa.

Este é "um momento decisivo para a defesa planetária e um momento determinante para a humanidade", afirmou Nelson. Já teria sido "considerado um grande êxito reduzir a órbita em cerca de 10 minutos. Mas na verdade, reduziu-a em 32", assinalou. Com esta missão, "mostramos ao mundo que a Nasa é séria como defensora deste planeta".

O Dimorphos, localizado a 11 milhões de quilômetros da Terra no momento do impacto, tem cerca de 160 metros de diâmetro e não representa nenhum perigo para o planeta.

A missão sem precedentes "de defesa planetária" chamada Dart é a primeira a testar essa técnica e permitiu à Nasa treinar para a possibilidade de um dia um asteroide ameaçar atingir a Terra.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Consulado da RPCh no Recife tem nova cônsul-geral
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Grupo Diario de Pernambuco