Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Tecnologia

ACESSIBILIDADE

Jaboatão promove acessibilidade com nova tecnologia no tratamento da saúde da mulher

Publicado em: 06/10/2022 16:57

 (Foto: Divulgação. )
Foto: Divulgação.
Em mais uma ação ligada ao Outubro Rosa, a Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes traz uma nova tecnologia para cuidar da saúde feminina. Trata-se de uma maca ginecológica elétrica. O dispositivo, inédito no município, tem como principal objetivo auxiliar na realização de exames em pacientes com dificuldades de locomoção, tornando o processo mais acessível. A nova aquisição foi apresentada hoje, na Policlínica Carneiro Lins, em Prazeres e começa a funcionar na próxima quinta-feira (13).
 
A maca é automatizada e articulada, o que favorece a realização de exames clínico-ginecológicos com mais conforto e celeridade, deixando o processo mais acessível. Entre as principais beneficiadas, estão mulheres idosas e com deficiência. De acordo com a Secretária Municipal de Saúde, Zelma Pessôa, a aquisição passa uma mensagem de respeito e cidadania. "É um avanço que Jaboatão proporciona no acesso e no atendimento clínico. Traz mais acessibilidade ao exame clínico e ginecológico, de uma forma confortável e sem constrangimentos. Isso demonstra o cuidado, a atenção e o respeito do município com essas mulheres".
 
"A cadeira é ótima, muito confortável. As mulheres que usarem vão gostar muito, pois ela é maravilhosa", disse Maria José da Silva, a primeira mulher a usar a maca.
 
O dispositivo pode ser usado na realização tanto de exames de rotina como também em procedimentos mais complexos. Ainda em 2022, mais duas cadeiras serão instaladas em policlínicas nas Regonais 1 e 3, complementando a abrangência no município. Para ter acesso à maca, é necessário ir até a Unidade de Saúde da Família mais próxima, para ser feito o encaminhamento à Policlínica.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Consulado da RPCh no Recife tem nova cônsul-geral
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Grupo Diario de Pernambuco