Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Tecnologia

FUTURECOM 2022

Impacto da tecnologia no cotidiano traz avanços para indústria, saúde e setor de serviços

Publicado em: 20/10/2022 15:54 | Atualizado em: 20/10/2022 15:59

Experiência realizada em PE foi exportada para outras indústrias (CNI/José Paulo Lacerda)
Experiência realizada em PE foi exportada para outras indústrias (CNI/José Paulo Lacerda)
SÃO PAULO - Entender como a tecnologia poderá transformar o cotidiano. O debate, que se torna cada vez mais urgente com o passar do tempo e o surgimento de novas aplicações, vêm guiando diversos setores da economia brasileira. A discussão, que atravessa segmentos como a indústria, saúde e serviços, foi fomentada durante o Futurecom, maior evento de tecnologia da América Latina que acontece em São Paulo até esta quinta-feira (20). 

Durante um talk-show, promovido pelo Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos (IEEE), especialistas apontaram as principais tendências tecnológicas para 2023 e como algumas de suas aplicações já se fazem presentes no dia-a-dia. Passeando por temas como inteligência artificial, internet das coisas, 5G, entre outros, os membros  do IEEE, organização profissional dedicada ao avanço da tecnologia em benefício da humanidade, também traçaram o possível futuro para alguns dos segmentos. 

Um dos exemplos está na forma como a automação da indústria pode reduzir e otimizar processos, aumentando assim a eficiência da linha de produção. De acordo com Carmelo Bastos Filho, atual diretor de ambientes de inovação e formação superior da secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI) de Pernambuco e membro do IEEE, uma das formas de aplicação do processo já foi realizada no estado, na fábrica da Stellantis, localizada no município de Goiana. 

“Conseguimos reduzir em até quatro minutos o tempo de parada na linha de produção. O projeto se tornou um modelo e já foi exportado para outras 46 indústrias”, afirmou. Para ele, existe uma tendência de integração das tecnologias. “A popularização desse processo deverá agregar valor ao usuário final com a customizando produtos e a detecção preventiva de falhas nas máquinas, por exemplo”, explicou. 

Para além da indústria, os novos marcos tecnológicos também já podem ser observados em alguns momentos da rotina, incluindo atividades domésticas como a limpeza das casas, por exemplo. “Deveremos ter uma maior popularização nos próximos anos, com uma tendência de adesão grande dos equipamentos, mas atualmente algumas casas já possuem robôs aspiradores, por exemplo, que realizam a limpeza e mapeamento do ambiente”, observou o professor de Ciências da Computação da Universidade Federal de Goiás (UFG) e membro do IEEE, Fabrizzio Soares. 

Porém, o especialista traz um alerta. “Pela praticidade, existe uma tendência a abrir mão dos dados. Alguns dispositivos coletam informações sobre o cotidiano das pessoas e conversam entre si, criando uma série de oportunidades para o entretenimento, arquitetura e engenharia”, destacou.

Outra aplicação da tecnologia que deverá ser expandida no próximo ano é na questão da saúde. Segundo o pesquisador da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e membro do IEEE, Jéferson Nobre, o 5G deverá trazer um grande impacto no setor, promovendo diagnósticos mais precisos, tratamentos mais eficazes e detecção precoce e prevenção de doenças. 

"Os pacientes poderão fazer o controle da pressão arterial, por exemplo, durante todo o dia, com sensores de IoT (internet das coisas) que transmitem dados diretamente ao médico em tempo real", descreveu. Outra possibilidade é maior disseminação de consultas online e exames de imagens transmitidos por vídeos. "É uma forma de democratizar o acesso a consultas e garantir um suporte médico à distância”, completou.

Sobre o IEEE
O IEEE é a maior organização profissional técnica do mundo dedicada ao avanço da tecnologia em benefício da humanidade. Seus membros inspiram uma comunidade global a inovar para um futuro melhor por meio de seus mais de 420.000 membros em mais de 160 países.  No Brasil, a organização conta com aproximadamente 4 mil membros. Suas publicações, conferências, padrões de tecnologia e atividades profissionais são recomendadas por diversos especialistas. O IEEE é a fonte confiável para informações de engenharia, computação e tecnologia em todo o mundo.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Consulado da RPCh no Recife tem nova cônsul-geral
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Grupo Diario de Pernambuco