Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Tecnologia

EDUCAÇÃO

Estudantes de Pernambuco participam da Mostratec, a maior feira de ciência e tecnologia da América Latina

Publicado em: 18/10/2022 17:20

 (Foto: Divulgação. )
Foto: Divulgação.
Quatro trabalhos de Pernambuco vão ser apresentados na  37ª Mostratec – Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia e 12ª Mostratec Júnior. Alunos de Recife, São Vicente Férrer e Salgueiro do Ensino Médio e do Ensino Fundamental vão representar o seu estado na feira que acontece em Novo Hamburgo-RS, no Centro de Eventos da FENAC, de 25 a 27 de outubro de 2022, das 13h30 às 21h, com entrada franca. O evento é considerado o maior do gênero na América Latina e sua organização é feita pela Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha. A feira vai contar com representantes de oito países e de 21 Estados da federação, além do Distrito Federal. Os jovens pesquisadores analisam temas nas áreas da saúde, ecologia, botânica e geologia.

Para se apresentarem na Mostratec que exibe trabalhos do Ensino Médio e Técnico, vem de Recife, do Colégio Militar do Recife o trabalho que tem como título A inovação tecnológica aliada à medicina: uso de sensores no treinamento de parada cardiorrespiratória em modelo de baixo custo e inclusivo, pesquisado por Fernanda Bernardo de Novaes, Alice Alves de Barros e Igor Ramos de Amorim.

Da mesma escola, vem o assunto Biofiltro de Óleo Doméstico à Base de Taboa, analisado por Stênio Cândido Bezerra dos Santos Filho e Júlia Graziela Rocha do Nascimento.

Já de Salgueiro, da Erem Aura Sampaio, vem o trabalho Por que a terra é redonda? estudado por Ruan Pablo da Silva Moura e Kauã Carvalho Miranda.
 

12ª Mostratec Júnior

De São Vicente Férrer, do Educandário Tércio Correia, para se apresentarem na Mostratec Júnior vem o trabalho Um pé de quê? Catalogando as espécies de plantas existentes na escola, realizado por Emanuelly Cavalcanti de Menezes Silva e Maria Leonor Cavalcanti da Silva.

A Mostratec Júnior é uma mostra integrada à Mostratec com trabalhos do Ensino Fundamental. Destina-se a apresentação de projetos de pesquisa em diversas áreas realizadas por estudantes do Ensino Fundamental do Brasil e do exterior. A Mostratec Júnior tem duas categorias: Educação Infantil, com alunos de 3 a 6 anos e Ensino Fundamental, com estudantes de 7 a 15 anos.

No total da Mostra, serão 666 projetos, divididos entre 329 na Mostratec (Ensino Médio e Técnico) e 337 na Mostratec Júnior (Fundamental com 264 e Infantil com 73). Além dela, ocorrerá também o Seminário Internacional de Educação Tecnológica (Siet), os Jogos Mostratec, a Corrida Mostratec/Sesc e o Desafio de Robótica Mostratec Atto.

Até agora, faltando uma semana para a feira, além do Brasil, participam estudantes dos países: Argentina, Colômbia, México, Paraguai, Peru, Portugal e Taiwan. A estimativa é que o público visitante fique entre 30 e 40 mil pessoas.

Os Prêmios e Incentivos Educacionais estão sendo oferecidos por 39 organizações, estimados em mais de R$ 1 milhão. Entre as instituições que darão prêmios estão: Associação de Pais e Mestres/Liberato, Assembleia Legislativa/RS, Casio, Prefeitura NH, Câmara de Vereadores NH, Marinha do Brasil, Conselho Federal dos Técnicos Industriais, Conselho Regional dos Técnicos Industriais do RS, BA e SP, Feevale, Unisinos, Faccat, Uniftec, Ulbra, UniRitter, Universidade La Salle, QI, Killing, Vilage, IBTeC, Sicredi, Happy, entre outros.

A Mostratec conta com o patrocínio do Banrisul, Petrobras, CNPq e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações.

A Mostratec terá transmissão ao vivo pelo canal do YouTube: www.youtube.com/oficialmostratec

Mais informações em www.mostratec.com.br .
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Trinta anos de amor de um brasileiro pelo kung fu chinês
Grupo Diario de Pernambuco