Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Tecnologia

FORMAÇÃO

Encontro apresenta programa de formação e inserção de jovens na área de tecnologia

Publicado em: 14/10/2022 15:02

 (Foto: Divulgação. )
Foto: Divulgação.
O Instituto Aliança promove, na terça-feira (dia 18), uma apresentação dirigida aos profissionais de recursos humanos das empresas de tecnologia do Recife. O encontro vai apresentar a formação dos jovens e proporcionar uma roda de conversa para que os recrutadores conheçam como é a formação, tirem dúvidas junto aos jovens sobre como o desenvolvimento na área de programação. O evento estabelece uma ponte entre os jovens e as empresas, em busca de agilidade e otimização para os processos seletivos, deixando-os mais assertivos. Será no Porto Digital, no espaço Apolo 235, das 14h30 às 17h, no Bairro do Recife.

O Instituto Aliança (IA) é responsável pelo Programa Com.Domínio e a versão Com.Domínio Digital 4.0 foi criada em janeiro com foco em tecnologia, na programação de software com lógica de programação, python, java e banco de dados. A formação é dirigida para 100 jovens, este ano, mais 100 em 2023, da Região Metropolitana do Recife, que tenham renda familiar de até três salários mínimos. O IA tem 20 anos na área de inserção socioprodutiva e já capacitou cerca de 36 mil pessoas. 

O Com.Domínio Digital 4.0 foca na formação gratuita em programação. É uma formação estratégica, em razão do crescimento do setor de tecnologia no Recife e da necessidade de suprir o crescente mercado de trabalho. Concluída a formação, os jovens do CDD 4.0 são acompanhados por uma profissional dedicada à inserção no primeiro emprego. Apresentar todos os detalhes da formação e das facilidades que o acompanhamento produz são outras das justificativas para este encontro.

Com 330 horas/aula, a formação acontece no ambiente do SOFTEX Recife e está dividida em nível básico e avançado. O diferencial do curso é o ensino das competências socioemocionais, as soft skills, mais do que essenciais para a empregabilidade em funções iniciais. As soft skills são dadas na formação como a capacidade de trabalhar em grupo, resiliência emocional, autogestão, comunicação assertiva, autoestima, capacidade de resolver problemas complexos, raciocínio crítico, abertura ao novo, entre outras habilidades que estimulam os jovens na contribuição de melhorias do ambiente de trabalho.

O coordenador do Programa Com.Domínio Digital 4.0, Daniel Barros, acredita que o CDD 4.0 entregará para o mercado de trabalho de tecnologia, no Recife, os melhores profissionais para as funções iniciais de programador de software. "São jovens que detém o conhecimento técnico e se destacam com as competências emocionais fundamentais para o desenvolvimento das equipes e empresas. São jovens que já entendem que o conhecimento técnico não é o suficiente para o desenvolvimento de suas carreiras", explica Daniel Barros.

O IA é uma organização da sociedade civil de interesse público que há 20 anos atua na formação e preparação de jovens para o mundo do trabalho, no desenvolvimento de metodologias educacionais e na construção de soluções sustentáveis para o desenvolvimento humano.
 
Encontro de representantes de Recursos Humanos com a Com.Domínio digital 4.0 
18 de outubro - 14h30 às 17h
Porto Digital Espaço 235 - Rua do Apolo, 235 Bairro do Recife
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Trinta anos de amor de um brasileiro pelo kung fu chinês
Grupo Diario de Pernambuco