Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Tecnologia

INOVAÇÃO

Brain busca startups com soluções para o 'futuro do viver'

Publicado em: 19/10/2022 10:42 | Atualizado em: 19/10/2022 10:56

O Brain, centro de inovação em negócios digitais fundado pela Algar Telecom, está abrindo uma nova chamada para seu programa de inovação aberta “Brain Open”. Nesta edição, batizada de “Conexões do Futuro”, o objetivo é selecionar startups com soluções tecnológicas acessíveis para o grande público, com foco em três frentes: bem-estar animal, casas sustentáveis e segurança.

“O desafio está alinhado aos objetivos de evolução digital da Algar Telecom, que está sempre em busca de como promover mais facilidade e bem-estar aos nossos clientes a partir da oferta de produtos e serviços inovadores. As parcerias com as startups são imprescindíveis para seguirmos nesse caminho”, comenta Zaima Milazzo, diretora de inovação da Algar Telecom e presidente do Brain.

Podem participar startups brasileiras que estejam, no mínimo, em fase de tração, com clientes ativos e modelo de negócios validado, com renda recorrente e que apresentem alguma solução. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas até 28 de outubro pelo site https://innovationlatam.com/ch/algar.

A seleção acontecerá entre os dias 31 de outubro e 02 de dezembro. As startups finalistas receberão mentorias com executivos da Algar Telecom, do Brain e de parceiros para o desenvolvimento do Business Case em parceria com o centro de inovação, utilizando metodologias Agile/Lean.  

Por meio dos programas de Open Innovation da Algar Telecom e do Brain, nos últimos 5 anos foram atraídas mais de 1.000 startups. Desse total, foram selecionadas 92 com potencial de desenvolvimento de oportunidades. Entre essas, 19 já tiveram produtos lançados.

Sobre o Brain
O Brain é o Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT) fundado pela Algar Telecom, que possui a sua sede em Uberlândia/MG e suas filiais em São Paulo/SP, Recife/PE e Lisboa (Portugal). Por meio do modelo de inovação aberta e parcerias estratégicas, o Brain promove o desenvolvimento de soluções disruptivas com o foco em Internet of Things (IoT), Digital, 5G e Cloud/Edge Computing, para as verticais de negócios de Agronegócios e Farming, Indústria 4.0, Saúde, Small Medium Business e Smart Spaces. Os novos produtos, serviços e modelos de negócio são criados com o objetivo de simplificar o dia a dia das pessoas e empresas.

Os times de trabalho do Brain são divididos em squads e para a execução das novas soluções o Centro de Inovação utiliza o framework Scrum para implementar o desenvolvimento ágil, que possui princípios relacionados à colaboração, à auto-organização e a equipes interdisciplinares. Esse formato permite que os times tenham um desenvolvimento mais dinâmico, focado e com entregas rápidas. Além de ser um ambiente criativo, dinâmico e inspirador, o Brain também atua com foco em cultura de inovação e mudança do mindset.

Sobre a Algar Telecom
A Algar Telecom, empresa do grupo Algar, possui um amplo portfólio com soluções de Telecom e TI para atender clientes corporativos (B2B) e do varejo (B2C). A companhia oferece internet por fibra óptica em ultravelocidade, celular de qualidade, serviços de voz, dados, e TI, incluindo serviços de cloud e de segurança de redes, além de sistemas de gestão para pequenas empresas. 

Com 68 anos de mercado, possui uma moderna infraestrutura, suportada por uma rede de 119 mil km de fibra óptica que serve, atualmente, mais de 372 cidades, em 16 estados do Brasil e no Distrito Federal. Para todos esses locais, a empresa investe em um atendimento personalizado, consultivo e eficaz para entregar cada vez mais qualidade aos clientes.

Companhia aberta, não listada em bolsa desde 2007, a Algar Telecom se compromete com as melhores práticas de governança corporativa. São mais de 4,5 mil associados - como são chamados os colaboradores da empresa - comprometidos em manter um relacionamento próximo com seus clientes e alta qualidade na prestação de serviços, com práticas sustentáveis e inovadoras.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Trinta anos de amor de um brasileiro pelo kung fu chinês
Grupo Diario de Pernambuco