Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Tecnologia

DIREÇÃO

Pernambucano Jarbas Barbosa é eleito novo diretor da Organização Pan-americana de Saúde

Publicado em: 28/09/2022 19:32 | Atualizado em: 28/09/2022 19:32

 (Foto: Divulgação. )
Foto: Divulgação.
O médico pernambucano Jarbas Barbosa da Silva Jr. será o novo diretor da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS). Ele foi eleito nesta quarta-feira (28) pelos Estados Membros da OPAS durante a 30ª Conferência Sanitária Pan-Americana.

O mandato de 5 anos de Jarbas Barbosa da Silva Jr. terá início em 1º de fevereiro de 2023. Ele sucederá a Dra. Carissa F. Etienne, da Dominica, que preside a OPAS desde 2012.

Pernambucano, Jarbas Barbosa é atualmente diretor assistente da OPAS, tendo liderado os esforços da organização para aumentar o acesso equitativo às vacinas contra a COVID-19 e as capacidades regionais para a fabricação de medicamentos e outras tecnologias de saúde.

Jarbas Barbosa da Silva Jr. é médico formado pela Universidade Federal de Pernambuco e especialista em Saúde Pública e Epidemiologia pela Escola Nacional de Saúde Pública, Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro. É também mestre em Ciências Médicas e doutor em Saúde Pública pela Universidade de Campinas (Unicamp), em São Paulo. Foi secretário municipal de Saúde de Olinda, no estado de Pernambuco; secretário estadual de Saúde de Pernambuco; e diretor do Centro Nacional de Epidemiologia (CENEPI), em Brasília.

Iniciou sua carreira na OPAS em 2007 como gerente da área de Vigilância em Saúde, Prevenção e Controle de Doenças, responsável pela coordenação das atividades regionais relacionadas à vigilância, prevenção e controle de doenças transmissíveis e não transmissíveis, saúde pública veterinária e análises e estatísticas de saúde. 

Em 2011, retornou ao Ministério da Saúde do Brasil como secretário de Vigilância em Saúde, posteriormente assumindo a Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos. Antes de se tornar diretor assistente da OPAS, Jarbas Barbosa foi diretor-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), do Brasil, de 2015 a 2018.

A OPAS é a organização de saúde que atende a região das Américas e serve como escritório regional da Organização Mundial da Saúde (OMS). A eleição de Jarbas Barbosa da Silva Jr. será informada ao Conselho Executivo da Organização Mundial da Saúde para nomeação como diretor regional da OMS.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Manhã na Clube: entrevista com Maria Arraes (Solidariedade), deputada federal
Van Gogh Live 8K: exposição chega ao Recife e encanta público
Manhã na Clube: entrevista com Rodrigo Coutinho, secretário de esportes do Recife
Manhã na Clube: entrevista com Priscila Lapa, cientista política
Grupo Diario de Pernambuco