Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Tecnologia

REDES SOCIAIS

Estratégias de posicionamento influenciam a relevância das marcas no mercado

Publicado em: 16/09/2022 15:00

As redes sociais têm se mostrado cada vez mais importantes para determinar as estratégias de marketing e posicionamento de marcas no mundo digital. São diversos os pontos chaves que podem fazer com que uma pessoa ou empresa seja mais reconhecida pelo seu público e, consequentemente, obtenha maior presença no mercado.

A forma como uma marca se posiciona nas redes demonstra qual o propósito da empresa, a causa e suas motivações, fatos que podem gerar aproximação com o público. Além disso, a presença nas redes sociais gera maior visibilidade, autoridade nos assuntos relacionados ao produto ou serviço prestado e serve como um termômetro de como a marca é vista.

Wil Machado, consultor e assessor de comunicação, explica que a relação da marca com o público-alvo está muito além da geração de conteúdo, acompanhamento de trends ou de um simples ‘viral’, por exemplo. As marcas precisam se conectar com o público de maneira estratégica e com planejamento. 

“O posicionamento de uma marca não começa no conteúdo que ela posta, mas sim em como ela se enxerga, como ela quer passar sua mensagem para seu público de maneira clara, objetiva e assertiva. A consultoria para posicionamentos nas redes tem se tornado uma tendência para pessoas ou marcas que buscam um posicionamento correto em âmbito virtual”, completa.

Para criar a imagem ideal da marca na mente dos consumidores é essencial que a empresa trace estratégias para atuação e contato com os clientes, mas também de apresentação de tudo que está vinculado aos serviços e produtos. Wil Machado explica que esse processo vai desde a imagem da pessoa que representa a marca (ou pessoa enquanto marca) até a adequação de discurso.

“Acredito que a comunicação vai muito além do que apenas se vê. É também sobre sentir, sobre emoções, razões e sentimentos. É preciso entender que conteúdo sem propósito não é conteúdo. Com consultorias, por exemplo, eu consigo levar meus clientes para um processo de transformação e descoberta de si mesmo enquanto marca”, destaca.

Cursos, consultorias e marketing digital, por exemplo, são algumas das principais estratégias adotadas pelos perfis corporativos, tanto marca quanto pessoas, para reforçar, reestruturar ou criar um posicionamento adequado para as redes sociais. De modo geral, essas técnicas consistem em uma avaliação das potencialidades e fraquezas de cada cliente e seus respectivos perfis, para que sejam delineadas as posturas que serão adotadas em relação ao público, desde melhor apresentação visual até adequação do discurso.

Wil explica que o processo de acompanhamento e consultoria, pode auxiliar marcas, personalidades e demais perfis que trabalham com redes sociais a terem um posicionamento mais consistente e adequado ao segmento em que está inserida. O consultor e assessor de comunicação detalha que desenvolve esse trabalho através de um projeto denominado ‘Consultoria Premium’. No qual trabalha desde a construção da marca do zero e a forma como ela deve se posicionar até o posicionamento propriamente dito. 

Wil Machado busca através do projeto mostrar que o posicionamento de uma pessoa ou marca acontece de dentro para fora, que o público é composto por pessoas e que entender isso é fundamental para o processo de qualquer cliente. Para o consultor, o processo que envolve a ‘Consultoria Premium' permite mostrar às marcas, capacidades e potencialidades que o cliente, sozinho, não explora.

“Como comunicólogo, sempre busquei identificar no mercado lacunas que eu pudesse preencher com minha experiência no universo da comunicação. Identifiquei que as pessoas, profissionais e marcas necessitavam de uma leitura diferente sobre elas de maneira profissional. O processo da ‘Consultoria Premium’ consiste em encontros personalizados, nos quais serão trabalhados os pontos fortes e essenciais para um posicionamento marcante, correto e objetivo”, finaliza.

Sobre Wil Machado

Wil Machado é formado em Comunicação Social com Habilitação em Publicidade e Propaganda e tem se dedicado a humanizar o processo de posicionamento de marcas e pessoas nas redes sociais. Para auxiliar as marcas a terem uma boa atuação nas redes sociais, iniciou o projeto denominado ‘Consultoria Premium’.

O consultor e assessor de comunicação utiliza as redes sociais (@wilmachaddo) para disseminar conteúdos sobre lifestyle, adequação de discurso, composição de looks, entre outros pontos, como forma de exemplificar a diferença que um posicionamento consistente e adequado traz como resultado para a marca.

Atuando no mercado da comunicação desde 2017, Wil Machado dedica-se ao atendimento de empresas e profissionais liberais, com foco em promover ‘uma comunicação fora da curva’.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Trinta anos de amor de um brasileiro pelo kung fu chinês
Grupo Diario de Pernambuco