Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Tecnologia
Desafio ONGs com projetos no Nordeste disputam prêmio do Google As ações são voltadas para monitoramento de verbas públicas e uso racional da água

Por: Mariana Fabrício - Diario de Pernambuco

Publicado em: 07/06/2016 16:39 Atualizado em: 07/06/2016 17:53

O resultado da ONG vencedora será conhecido no dia 14 de junho, próxima terça-feira.
Foto: Reprodução/YouTube.
O resultado da ONG vencedora será conhecido no dia 14 de junho, próxima terça-feira. Foto: Reprodução/YouTube.

Duas ONGs estão disputando o prêmio Desafio de Impacto Social Google, que acontece na próxima terça-feira. Estão na competição o Instituto de Pesquisa e Inovação na Agricultura Irrigada (Inovagri) e a Transparência  Brasil, ambas com projetos de atuação no Nordeste. Ao todo foram selecionados 10 finalistas, duas em cada região do país. O público pode ajudar a escolher a ONG premiada através de voto pelo site do Desafio até o dia 13 de junho.

A iniciativa pretende apoiar organizações sem fins lucrativos que utilizam tecnologia para impacto social. Serão selecionados 4 projetos que receberão R$ 1,5 milhão para tocar seus projetos. Os outros seis finalistas ainda ganharão um prêmio de R$ 350 mil. Na seleção, foram avaliados viabilidade, tecnologia e o impacto causado na comunidade.

Como selecionada da região Nordeste, a ONG Transparência Brasil está participando com o projeto "Cadê minha escola?", que pretende monitorar as obras de escolas públicas que estão paradas no Brasil. De acordo com dados da Transparência, 41% do repasse total de verbas que o Governo Federal destina para as escolas são destinados para o NE. A ideia é monitorar o andamento dessas construções para avaliar qual maior impasse que retarda a entrega.


"O projeto de fiscalização vai ajudar a monitorar efetivamente as verbas públicas com a colaboração de cidadãos que podem divulgar pelo aplicativo fotos e detalhes das obras que estão paradas em várias partes do Brasil", conta a coordenadora de pesquisa da Transparência Brasil, Juliana Sakai. A ONG aponta que 20% das obras de escolas em andamento foram abandonadas ou paradas e 34% estão atrasadas. "Em 4 anos, pretendemos aumentar a quantidade de obras entregues no prazo e reduzir em 30% o tempo médio de atraso", diz a descrição do projeto.


Para votar no "Cadê minha escola?", acesso o link.

Localizada no Ceará, o Instituto de Pesquisa e Inovação na Agricultura Irrigada também está na competição com um projeto que pretende assessorar o uso de água na Agropecuária. O objetivo é transferir a informação das necessidades hídricas do setor para os usuários e gestores de Recursos Hídricos. A ideia é aplicar o sistema nas bacias receptoras da Transposição do Rio São Francisco no Estado do Ceará, que deve ser concluída ainda este ano.


"Esperamos o engajamento do Nordeste nesta causa, já que na maior parte do território a realidade é de escassez. Para fazer a gestão dos recursos hídricos é preciso distribuir melhor os recursos e esse assessoramento possibilita o uso racional da água", conta o diretor do Instituto, Joaquim Viana. A expectativa é que nos próximos dois anos esse projeto irá conectar as cinco Bacias do rio Jaguaribe. Com o uso racional da água a estimativa é de uma economia de 20%, podendo beneficiar mais de 3 milhões de usuários.

Para votar no Sistema de Assessoramento para o Uso da Água na Agropecuária, acesse o link.



TAGS: google desafio
Consulado da RPCh no Recife tem nova cônsul-geral
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Grupo Diario de Pernambuco