Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Tecnologia
Polêmica Google pode manipular resultados de buscas, diz estudo Relatório aponta que a empresa impulsiona os resultados ligados aos seus próprios produtos

Por: Henrique Souza - Pernambuco.com

Publicado em: 30/06/2015 09:07 Atualizado em:

Resultados em destaque na página de buscas poderiam ser ligados apenas à produtos do Google. Foto: Chris Andrews/Flickr/Reprodução
Resultados em destaque na página de buscas poderiam ser ligados apenas à produtos do Google. Foto: Chris Andrews/Flickr/Reprodução

Um estudo publicado na segunda-feira (29) e de responsabilidade do site de avaliação de lugares e negócios locais Yelp afirma que o Google manipula os resultados das buscas para favorecer os produtos ligados à empresa. A pesquisa é divulgada no momento em que o grupo sofre acusações de praticar concorrência desleal, sendo alvo de um processo sobre o assunto na Europa.

O relatório é assinado pelo advogado Tim Wu, professor da Universidade Columbia e ex-conselheiro da Comissão de Comércio dos Estados Unidos, órgão responsável por regular o setor naquele país, e pela equipe de análise de dados do Yelp. Anteriormente, Wu já havia se manifestado favoravelmente ao Google.

Por realizar avaliações de produtos e serviços, o Yelp faz concorrência ao site. O Google tem uma função chamada Google Compras, com avaliações semelhantes às do Yelp. A empresa californiana já declarou não privilegiar os resultados referentes aos seus próprios produtos, afirmação contestada pelo concorrente. 

O Yelp já criou um plugin que recria os resultados das buscas sem a função do Google, quando o site e o Trip Advisor acusaram a gigante americana, resultando no processo em aberto na União Europeia. O argumento é o de que o Google induz o usuário a escolher serviços que nem sempre são os melhores, ao destacar artigos anunciados pela própria empresa. Os dados do Yelp atestam que a frequência de acessos à esses resultados chega a ser 45% maior.

A metodologia do estudo não foi descrita pelo site, criando ressalvas quanto aos dados da pesquisa. O Google discorda das acusações e já afirmou que os resultados das buscas são pensados para o usuário e não para seu proveito.  


Consulado da RPCh no Recife tem nova cônsul-geral
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Grupo Diario de Pernambuco