Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Tecnologia
Consumidor Proteste quer impedir a comercialização de planos que preveem corte de internet Associação entrou com uma ação civil contra as operadoras Vivo, Oi, Claro, TIM e Net

Por: Henrique Souza - Pernambuco.com

Publicado em: 13/05/2015 09:33 Atualizado em:

Associação acredita que as práticas das operadoras são abusivas. Foto: hindi news/Flickr/Reprodução
Associação acredita que as práticas das operadoras são abusivas. Foto: hindi news/Flickr/Reprodução

A associação de consumidores Proteste entrou com uma ação civil pública nesta terça-feira (12) na justiça de São Paulo contra as operadoras Vivo, Oi, Claro, TIM e Net. O objetivo é impedir a comercialização dos planos de telefonia que preveem o corte da internet após o fim da franquia.

O argumento da Proteste é de que as práticas das operadoras não se adequam ao Marco Civil, que prevê bloqueio da internet apenas para aqueles que não pagam pelo serviço. Em comunicado, a associação afirma que a alteração dos contratos é uma prática abusiva , pois acredita que o acesso à Internet é, além de um serviço de telecomunicações, um serviço essencial para a cidadania.

O pedido de liminar pede que as condições originais do contrato sejam garantidas no momento da contratação dos planos e que não haja corte no serviço, apenas redução de banda. A Proteste acredita que a questão não cabe à Anatel, mas ao Marco Civil e ao Código de Defesa do Consumidor.  


Consulado da RPCh no Recife tem nova cônsul-geral
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Grupo Diario de Pernambuco