Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Tecnologia
Economia Quer diminuir o consumo de água e energia elétrica? Esses aplicativos podem ajudar O Pernambuco.com escolheu 8 ferramentas que vão ajudar você a cuidar do meio ambiente e do seu bolso ao mesmo tempo.

Por: Henrique Souza - Pernambuco.com

Publicado em: 01/04/2015 10:00 Atualizado em: 01/04/2015 11:05

A crise já está instalada. Baixos níveis nos reservatórios de água, energia elétrica comprada da Argentina... O país vive um momento delicado nos setores hídrico e energético. Economizar já é mais do que uma obrigação. Para isso, além das velhas medidas como não demorar muito no banho e desligar os aparelhos da tomada quando não estiverem sendo usados, também podemos usar o nosso celular. Há vários aplicativos disponíveis que ajudam a economizar água e energia elétrica. O Pernambuco.com escolheu algumas ferramentas que podem ser úteis para diminuir o consumo na sua casa. Confira:

Banho Rápido
Disponível para iOS e Android | Versão: 1.0.14 |  Tamanho: 9,8 MB
Foto: Divulgação.
Foto: Divulgação.


O aplicativo estipula uma duração para cada fase do banho, como o tempo de enxágue após usar sabonete ou condicionador. Antes é preciso configurar o app com dados sobre o tipo de     chuveiro utilizado ou o comprimento do cabelo do usuário. Ao se iniciar a higiene, são     emitidos avisos visuais e sonoros em cada etapa do banho. Também é possível descobrir     quantos litros foram economizados e compartilhar a informação.

Nossa Água    
Disponível para iOS e Android | Versão: 1.1.0 |  Tamanho: 10,6 MB
Foto: Divulgação.
Foto: Divulgação.


Idealizado pela Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN) e pelo Instituto Akatu, a     ferramenta oferece informações sobre diversos reservatórios espalhados pelo Brasil. Há também dicas para evitar o desperdício de água, uma calculadora de banho e o jogo “O Encanador”, onde o usuário precisa emendar vazamentos nos canos para que água flua livremente pela tubulação.

Dropcountr
Disponível para iOS e Android | Versão: 1.0.8 | Tamanho: 2,6 MB
Foto: Divulgação.
Foto: Divulgação.


O app calcula quanto é gasto com água em cada tarefa diária em nossa casa. De posse da informação, o usuário pode comparar seu consumo com o de outras famílias. Outra função do Dropcountr é estabelecer uma meta mensal de água utilizada, com o aplicativo emitindo um aviso quando se está próximo do limite. A ferramenta está disponível apenas em inglês.    

Sai desse Banho    
Disponível para iOS | Versão: 1.2 | Tamanho: 4,0 MB
Foto: Divulgação.
Foto: Divulgação.


De forma bem-humorada, a proposta da ferramenta é impedir que o usuário demore tempo demais no banho. São 3 opções: diminuir de 5 para 4 minutos, de 10 para 8 e de 15 para 12. Após selecionar uma delas e iniciar a contagem, quando o tempo escolhido se esgota, o aplicativo começa a tocar uma música irritante em um som alto, “obrigando” a sair do chuveiro para desligar o app. Além disso, há um histórico de banhos que ajuda você a saber quanto tempo passa no chuveiro e quanto economizou.

Nossa Energia
Disponível para Android | Versão: 1.1 | Tamanho: 27 MB
Foto: Divulgação.
Foto: Divulgação.


Criado pelos mesmos desenvolvedores do Nossa Água, o aplicativo oferece uma calculadora dos gastos de energia elétrica de cada equipamento e o consumo de toda a residência. Assim como no Nossa Água, há um jogo interativo (o “Apagão”) e dicas para reduzir a quantidade de eletricidade utilizada na sua casa.  

Casa Virtual Furnas
Disponível para iOS e Android | Versão: 1.3.0 | Tamanho: 1,6 MB
Foto: Divulgação.
Foto: Divulgação.


A ferramenta permite simular o consumo dos aparelhos elétricos e descobrir aproximadamente quanto será a sua conta de luz. A opção “Minha Casa” traça um panorama do gasto na residência através de informações fornecidas pelo próprio usuário, como quantos cômodos existem na casa e os eletrodomésticos em cada um deles. O cálculo é feito com base na região onde você mora. O app também conta com um cronômetro que calcula o gasto de determinado aparelho e o valor equivalente em reais.

Manual de Etiqueta Sustentável
Disponível para iOS | Versão: 1.0 | Tamanho: 12,6 MB
Foto: Divulgação.
Foto: Divulgação.


Desenvolvido pela Editora Abril e com versões em inglês e português, o aplicativo oferece diversas dicas de consumo consciente de água e energia, além de orientações sobre reciclagem e cidadania. São 5 grandes temas: Reciclagem, Água, Energia, Consumo e     Cidadania. Se o usuário quiser, basta chacoalhar o celular para ver uma dica aleatória. Conforme você segue as práticas, as informações são armazenadas e vão formando o desenho de uma árvore, que vai crescendo quanto maior o número de atitudes sustentáveis aplicadas.

Eco Charger
Disponível para Android | Versão: 1.0 | Tamanho: 36 KB
Foto: Divulgação.
Foto: Divulgação.


Simples e pequeno, o Eco Charger é perfeito para aquelas pessoas que deixam o celular carregando por muito tempo e esquecem o aparelho na tomada. O aplicativo emite uma notificação avisando quando a bateria está completamente carregada, ajudando tanto na diminuição do consumo de energia quanto evitando que o aparelho superaqueça, prolongando sua vida útil. A ferramenta está disponível apenas em inglês.

Consulado da RPCh no Recife tem nova cônsul-geral
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Grupo Diario de Pernambuco