Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Tecnologia
Ilusão Assim como o vestido, foto de maquiagem intriga os internautas Na onda do famoso vestido, imagem confunde as pessoas ao apresentar duas cores diferentes

Por: Henrique Souza - Pernambuco.com

Publicado em: 18/03/2015 07:55 Atualizado em: 18/03/2015 09:29

 
Você deve estar lembrado do famoso vestido que há algumas semanas levantou intermináveis discussões sobre sua cor, gerou milhares de memes e entrou para a história da internet. Agora, uma outra imagem vem intrigando os internautas sobre sua real cor. Uma foto de uma maquiagem postada na rede apresenta lábios e unhas na cor rosa, mas ao clicarmos na imagem, a cor muda para vinho. Mesmo parecendo diferentes, as duas imagens são da mesma foto. Então, qual é o motivo para a mudança de cor?

Especialistas dizem se tratar de um fenômeno conhecido como ilusão de luminosidade. A luz entra nos nossos olhos através de diferentes comprimentos de onda. Nossa visão é adaptada para enxergar com luz natural e não se baseia apenas em luminosidade, do contrário não seriamos capazes de diferenciar imagens brancas mal iluminadas de imagens negras muito iluminadas. E o ser humano passa a compensar a luminosidade da luz solar, de acordo com as variações do dia, como durante a manhã, ao entardecer e em outros momentos. O fundo da imagem faz o papel de luz solar, na foto da maquiagem, criando a confusão. Diferentes cores no fundo podem criar diferentes imagens. 


O que acontece é que uma tem um fundo branco e a outra tem um fundo preto. Na foto original, os lábios e as unhas são pixelados em pequenos quadrados, apresentando variações de tons entre o roxo e o rosa. Quando abrimos a imagem no Photoshop, basta mudar o fundo para revelar cores diferentes ao olho humano. 


Consulado da RPCh no Recife tem nova cônsul-geral
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Grupo Diario de Pernambuco