Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Tecnologia
Denúncia Site do Governo Federal reúne reclamações de consumidores Cada empresa tem um prazo máximo de 12 dias para responder o consumidor no próprio site.

Por: Mariana Fabrício - Diario de Pernambuco

Publicado em: 18/02/2015 13:57 Atualizado em: 23/02/2015 17:18

Foto: Reprodução.
Foto: Reprodução.

A relação dos clientes com as empresas nem sempre é fácil. Os serviços de telemarketing de diversos setores geralmente provocam dor de cabeça e retardam a resolução de problemas. E para diminuir o número de casos que são encaminhados para a justiça e facilitar o contato do consumidor com a empresa, principalmente para reclamar de um mal serviço prestado, o Governo Federal lançou o site consumidor.gov. Através da página, é possível realizar uma denúncia e esperar um prazo máximo de 12 dias para receber uma resposta.

O novo site já reúne mais de 54 mil cadastros e permite que o consumidor avalie a resposta comentando e classificando a demanda como "resolvida" ou "não resolvida", e ainda indicar o nível de satisfação com o atendimento recebido. "Os dados das reclamações registradas alimentam uma base de dados pública, com informações sobre os fornecedores que obtiveram os melhores índices de resolução e satisfação no tratamento das reclamações, sobre aqueles que responderam as demandas nos menores prazos, entre outras informações", explica o órgão na definição do serviço.

O tempo médio das respostas é de sete dias e as notas das empresas, que são avaliadas em uma escala de zero a cinco, apresentam uma média de 3,5. O líder no índice de resolução dos problemas apresentados é o setor de telecomunicações, com 81%. Não à toa, essa é a área que conta com mais reclamações, apresentando um total de 46% dos registros. Depois vem os bancos (20%), seguido pelos problemas com aparelhos de telefonia e informática (16%), eletrodomésticos (9%) e denúncias em geral (9%).



Consulado da RPCh no Recife tem nova cônsul-geral
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Grupo Diario de Pernambuco