Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Tecnologia
Justiça Ericsson processa Apple por violação de patentes A Ericsson afirma que a Apple não renovou acordo para usar patentes.

Por: Diario de Pernambuco

Publicado em: 27/02/2015 14:05 Atualizado em:

A fabricante sueca Ericsson entrou com ações contra a Apple por violação de 41 patentes que se aplicam a produtos como iPhone e iPad. O processo corre junto à Comissão de Comércio Internacional (ITC) no Tribunal Distrital dos Estados Unidos, no Texas. A empresa americana deveria ter renovado seus acordos de licença com a Ericsson em janeiro, mas rejeitou a oferta por considerar os valores excedentes.

"A Apple utiliza atualmente nossa tecnologia sem autorização e solicitamos, portanto, a ajuda do tribunal e do ITC", disse o responsável de propriedade intelectual da Ericsson, Kasim Alfalahi, em um comunicado. "Os produtos da Apple se beneficiam da tecnologia inventada e patenteada pelos engenheiros da Ericsson (...). Estamos determinados a compartilhar nossas inovações e tentamos de boa fé encontrar uma solução justa", afirmou.

As patentes incluem tecnologias relacionadas com o 2G e a LTE, design de hardware, software e componentes. Com duas ações no ITC e mais sete no tribunal do Texas, a Ericsson solicita a concessão de perdas e danos diante da violação de patentes. A empresa tenta ainda proibir a venda dos dispositivos da empresa americana que usem tecnologias das patentes em questão.

Em resposta ao site americano Tech Crunch, a Apple defendeu o "preço justo" das patentes. "Com dezenas de milhares de funcionários inovadores, a Apple tem um profundo respeito pela propriedade intelectual. Nós sempre estivemos dispostos a pagar um preço justo para garantir os direitos de patentes de tecnologia que utilizamos em nossos produtos. Infelizmente, não concordamos com a Ericsson em um preço justo para as suas patentes, e, como último recurso, estamos pedindo ajuda aos tribunais", declarou companhia.

Consulado da RPCh no Recife tem nova cônsul-geral
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Grupo Diario de Pernambuco