Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Gastronomia

Saúde

Após as festas de final de ano, é hora de focar na educação alimentar

Nutricionista dá dicas para que as pessoas cuidem da saúde com alimentação balanceada

Publicado em: 03/01/2025 12:13 | Atualizado em: 03/01/2025 15:06

 (Foto: Arquivo Pessoal)
Foto: Arquivo Pessoal
Marcelo Cavalcante
Especial para o Diario de Pernambuco 
 
Quando as festas do Réveillon se aproximam, a maioria das pessoas se esbaldam. Elas resolvem dar um tempo na dieta para celebrar a virada de ano com mais liberdade. Mas ao passar esse momento e já iniciar um ciclo novo, chegou a hora de retomar os cuidados. É o momento para reencontra com o nutricionista, o personal trainer e outras formas de cuidar da alimentação e, consequentemente, da saúde. 

A nutricionista Ana Beatriz Santos alerta que os excessos nas festas de fim de ano podem levar a aumento de peso, devido à retenção hídrica, um fígado sobrecarregado e contribuir com sua inflamação.  Ela explica que o alto consumo de bebida alcoólica causa alterações fisiológicas e metabólicas. "Soma-se ainda as bebidas açucaradas, como refrigerantes, além de comidas gordurosas e com sal, como bacalhau, queijo do reino e salpicão", destaca. 

Para começar o ano diferente, já de olho com os cuidados com a saúde, Ana Beatriz destaca que é importante nutrir o corpo com substâncias que sejam anti-inflamatórias e antioxidante, o que auxiliar o fígado a eliminar o excesso desse período. A dica é consumir sucos nutritivos logo pela manhã e, durante o dia, incluir mais frutas cítricas e salada crua.

Nesse processo, tem um elemento impresncindível que algumas pessoas, acreditem, teimam em não utilizar: água. "A ingestão adequada de água irá ajudar o corpo a retomar a homeostase, ou seja, ao equilíbrio. Para saber a quantidade adequada, basta fazer uma conta simples: multiplicar 35 x peso corporal.", destaca Ana Beatriz. 

Ter um sono tranquilo é fundamental para os níveis hormonais em equilíbrio, o que ajuda a uma melhor disposição, cognição e imunidade, o que garante uma melhor qualidade de vida. Associado à prática de educação física, a pessoa vai liberar substâncias relacionadas ao prazer e o bem estar.

Com base nessas informações, a pessoa tem outra missão. Sair da zona de conforto e mergulhar numa mudança de comportamento. "Não precisa restringir demais ou deixar de comer e aproveitar esses momentos. Mas é importante saber equilibrar. Isso fará toda diferença no processo", ensina a nutricionista.

Dicas importantes para retomar à rotina da alimentação saudável após festas de fim de ano:

- Começar o dia ingerindo 500 ml de água;

- Se expor ao sol por pelo menos 15 minutos;

- Incluir "xote matinal": Adicionar 1 colher de café de cúrcuma + 1 colher de chá rasa de gengibre em pó 1 limão espremido 15-20 gotas de própolis; 

- Não pular o café da manhã e deixá-lo nutritivo com frutas, ovos e uma boa fonte de carboidrato (pão integral, cuscuz);

- Incluir frutas ricas em água e baixa calorias como kiwi, abacaxi, morango, melão, melancia;

- Aumentar o consumo de salada crua e legumes cozidos o almoço;

- Incluir chás diuréticos na rotina (cavalinha, chá verde, hibisco);

- Manter o corpo em movimento com exercício de força (musculação) e cardio (corrida).
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Vários estados brasileiros estão dispostos a continuar aprofundando a cooperação com a China
Pesquisador comenta sobre conceito de comunidade de futuro compartilhado
Pesquisador do Ceasia/UFPE avalia a abertura da China para turistas estrangeiros
Estudantes brasileiros simplificam a linguagem científica sobre a China
Grupo Diario de Pernambuco