Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Gastronomia

COMEMORAÇÃO

Recife 487 anos: Espaço gastronômico e feira criativa movimentam o Festival de Jazz do Recife

Evento acontece neste sábado (23), no Parque Santana, a partir das 15h30, e contará com a presença de chefs renomados da cidade e atividade de economia criativa

Publicado em: 22/03/2024 13:34 | Atualizado em: 22/03/2024 16:03

O festival conta com a apresentação do maestro Spok, em parceria com o saxofonista Derico e o Sexteto do Jô (Foto: Arquivo/DP)
O festival conta com a apresentação do maestro Spok, em parceria com o saxofonista Derico e o Sexteto do Jô (Foto: Arquivo/DP)
O Festival de Jazz do Recife, marcado para amanhã (23), no Parque Santana, também vai oferecer ao público presente uma experiência gastronômica com a presença de chefs renomados da cidade.

O espaço ainda vai receber uma Feira Criativa, com variadas marcas e segmentos de empreendedores locais. Além de um espaço agradável e de boa música. 

Os quiosques instalados no Parque Santana vão receber uma ação inovadora ao longo do festival. 

Chefs de cozinha local vão se juntar aos permissionários das barraquinhas para oferecer criações gastronômicas, que serão vendidas a preços populares. 

Entre os pratos a serem comercializados estão petiscos, hambúrgueres, comida vegana, salgados e sobremesas preparados pelos chefs César Santos, Rapha Vasconcelos, Cláudia Luna, Rafhael Diniz, Nathalia Kelsch.

A praça da alimentação ainda vai contar com outras duas operações, no segmento de bar. O horário de funcionamento será das 15h30 às 23h. 

A ação, que está sendo promovida pela Secretaria de Turismo e Lazer do Recife e está sob a coordenação do Instituto César Santos, também contou com uma etapa de requalificação dos empreendedores que atuam nos quiosques.

Esses comerciantes tiveram acesso a uma consultoria presencial, na qual receberam orientações técnicas sobre temas como desenvolvimento de cardápios, precificação, estrutura operacional da cozinha, montagem e finalização de pratos, assim como instruções sobre boas práticas na manipulação segura de alimentos e protocolos das autoridades sanitárias. 

O treinamento ainda contou com ensinamentos sobre acondicionamento de insumos e aplicação de boas práticas sustentáveis, entre outros.

Já a Feira Criativa, sob a curadoria da Crabolando, reunirá 40 marcas locais de variados segmentos: moda, acessórios, decoração, entre outros. Todos os participantes são pequenos empreendedores locais, inclusive, dois deles são do setor de serviços, tais como caricatura, com Samuca Cartum, e Quick Massage, com Camila Natali. 

O espaço é uma oportunidade para valorizar e ser vitrine para pequenos empreendedores pernambucanos e vai funcionar das 15h às 22h.

Festival de Jazz

O Recife vai receber um dos maiores eventos de Jazz e Blues que já aconteceu na cidade. 

O Parque Santana vai recepcionar, a partir das 15h30, alguns dos melhores artistas desse gênero musical no Brasil, vindos de várias partes do país para participar, especialmente, das festividades do aniversário da cidade.

Abrindo a programação, o festival conta com a apresentação do maestro Spok, em parceria com o saxofonista Derico e o Sexteto do Jô. 

Na sequência, a banda pernambucana Vintage Pepper divide o palco com um dos principais gaitistas de Blues da atualidade, o carioca Jefferson Gonçalves.

A Uptown Band, pioneira da cena do Blues em Pernambuco, recebe a herdeira musical de Dominguinhos para homenagear o Mestre com versões para o Jazz de seus sucessos. Além disso, a apresentação contará com a participação dos guitarristas baianos Eric Assmar e Armandinho. 

A programação segue com o show da banda de soul music Serial Funkers acompanhada de Simoninha, herdeiro musical de um dos maiores nomes da música brasileira, Wilson Simonal, além da cantora Luana Camarah e de Léo Gandelman, um dos melhores saxofonistas da atualidade, que transita da MPB ao Jazz.

Fechando a noite, e o festival, o cantor Jorge Vercillo fará um grande show ao público. Além de ser um nome consagrado da MPB, também transita com desenvoltura em renomados festivais de Jazz no Brasil. Sua banda é composta por alguns dos principais músicos de Jazz do país.

A Mobile Jazz Band se apresentará nos intervalos das principais atrações. O grupo de “street Jazz” vai levar para o Parque Santana o som do jazz tradicional de rua, que nasceu em New Orleans.

Programação:

15h30 - Derico e Sexteto do Jô com maestro Spok
17h - Vintage Pepper e Jefferson Gonçalves
18h30 - Uptown Band com Armandinho, Eric Assmar e Liv Moraes
20h - Serial Funkers com Simoninha, Luana Camarah e Léo Gandelman
21h30 - Jorge Vercillo]
 
CTTU monta esquema de trânsito para o Festival 
  
A Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) montou esquema especial de trânsito para a primeira edição do Festival de Jazz do Recife, que vai acontecer neste sábado (23), a partir das 15h30, no Parque Santana, em Casa Forte, Zona Norte do Recife.
 
Serão 25 agentes de trânsito destacados para acompanhar o esquema durante o evento, que integra a programação de comemorações do aniversário de 487 anos da capital pernambucana.   
 
A operação terá início às 13h do sábado, quando haverá interdição na Rua Jorge Gomes de Sá, no trecho entre as ruas Henrique Machado e Sant'Anna.
 
Para viabilizar a mobilidade com a intervenção, haverá desvios de trânsito.
 
Quem vem da Rua Engenheiro Jair Furtado Meireles, não poderá acessar a Rua José Gomes de Sá e deverá seguir pela Rua Dona Olegarina em direção Centro.
 
Já os que vêm no sentido subúrbio serão desviados para Rua Sant'Anna. Haverá um ponto provisório de táxi na Rua Sant'Anna, no trecho entre a Rua Jorge Gomes e a Rua Doutor Saulo Suassuna para viabilizar o transporte do público. O ponto de ônibus mais próximo é na Praça Antônio Maria.  

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Grupo Diario de Pernambuco