Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Gastronomia

Carnaval 2024

Detran-PE lança "mutirão" de Carnaval para orientar donos de bares para "folia segura e alegre"

Ação será lançada nesta terça (6), no Bairo do recife, um dos principais polos de festa do Estado

Publicado em: 06/02/2024 09:16 | Atualizado em: 06/02/2024 09:42

Detran-PE vai fsazer mutirão carnavalesco (Foto: Arquivo)
Detran-PE vai fsazer mutirão carnavalesco (Foto: Arquivo)
O Departamento de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE) lança, nesta terça (6), um "mutirão" para orientar donos de bares e rstaurante no Carnaval 2024. 

A ideia é alertar proprietários de estabelecimentos para colaborar com uma 'folia segura e alegre".
 
A campanha "Carnaval é pra curtir e viver. Não dirija depois de beber" será lançada na avenida Rio Branco, no Bairro do Recife, um dos principais polos de folia do Estado. 
 
Tendo à frente o estandarte do bloco "É proibido parar", fundado por servidores do Detran-PE em 1993, a Turma do Fom-Fom, técnicos em educação e agentes do órgão participam de adesivação de cartazes, distribuição de material educativo e informações via equipe de Educação no Trânsito do Detran-PE. 
 
A ação tem como foco os empreendedores para que eles e sua equipe sejam multiplicadores de um trânsito seguro e possam também conscientizar seus clientes.
 
Na ocasião, levam o projeto 'Amigo da Vez' para os possíveis clientes que estiverem no horário de almoço dos restaurantes.
 
Lei Seca

Para garantir mais segurança no trânsito durante o carnaval, o Governo de Pernambuco anunciou que vai intensificar as ações da Operação Lei Seca (OLS). 
Com o Comitê Estadual de Prevenção aos Acidentes de Moto (Cepam), a Operação vai desenvolver ações de fiscalização e educação 24 horas por dia.
 
A Operação vai mobilizar 12 equipes diariamente e atuará em locais e rotas estratégicas para oferecer mais segurança entre os dias 8 e 14 de fevereiro. 
Atuarão na Operação agentes da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE), do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE), do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE).

Serão mais de 60 pontos de fiscalização situados em rotas próximas aos focos de folia e praias dos litorais Norte e Sul, que habitualmente são destino do público nessa época. No interior, os destaques são a atuação das equipes nas festas dos Papangus, em Bezerros, no Agreste, no Maracatu Rural, no município de Nazaré da Mata, na Zona da Mata Norte do Estado, e em Pesqueira.

Ações educativas também serão promovidas nos principais polos carnavalescos. A equipe da Operação que atua na conscientização da educação no trânsito é formada por cadeirantes e muletantes, vitimados por acidentes de trânsito. Eles irão entregar materiais instrutivos para os foliões, que estão nas ruas para curtir o Carnaval.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Trinta anos de amor de um brasileiro pelo kung fu chinês
Grupo Diario de Pernambuco