Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Gastronomia

GASTRÔNOMIA

Dia do Churrasco: Conheça a história do chefe assador Boni Panela

Publicado em: 24/04/2023 10:00

 (Foto: )
Foto:
Dia 24 de abril é comemorado o Dia do Churrasco, aquele momento especial para saborear uma boa carne e que reúne pessoas queridas. Uma referência na área no estado de Pernambuco, o chefe assador, o profissional da gastronomia que atua com churrasco, e embaixador do Der Roster, Boni Panela, entrou no mundo da gastronomia quando ainda trabalhava na área administrativa. Ele procurava um hobby para diminuir o nível de estresse presente na rotina, que estava afetando a sua saúde. Boni decidiu iniciar um curso de gastronomia e gostou tanto da atividade, que decidiu seguir como profissão. São oito anos dedicados ao ramo do churrasco e um reconhecimento pelo trabalho feito com dedicação em cada um de seus preparos. 

Ainda no curso de gastronomia, Boni foi intitulado como Boni Panela, por gostar de fazer muitas receitas de “comida de panela”. Durante o curso, ele se dedicou bastante e logo começou a trabalhar no campo gastronômico, com consultorias e através desse meio, conheceu o universo do churrasco. “O primeiro evento de churrasco que teve em Recife, foi onde eu conheci, um dia antes, os chefes de São Paulo, que fariam esse festival e auxiliei para um prato de rizoto. Nesse momento, me identifiquei no mundo do churrasco, onde viajei para fazer festival, campeonato, concorri em competição de churrasco americano. Foi quando me apaixonei pelo churrasco gaúcho, que hoje sou referência em Pernambuco. Tenho destaque como assador, também pelo fato de ser cozinheiro”, contou Boni. 

Boni é casado e pai de três filhas, uma de 15 anos, uma de 10 e outra de dez meses e enxerga o seu trabalho, como um elo de muito amor, respeito, carinho e família. O chefe assador preza por colocar um toque especial em cada uma das suas produções. “Eu sempre costumo levar na minha proteína, com um acompanhamento. Tenho esse olhar em harmonizar a minha proteína com um acompanhamento que vai de acordo com ela. Por exemplo, se é um suíno, uso uma proteína agridoce, se é uma costela, já trago uma proteína cremosa. Isso é o meu diferencial no mundo do churrasco, por de ser chefe de cozinha. Em todos os meus churrascos e eventos, eu sempre busco cativar as pessoas através de coisas simples, como um agradecimento a Deus e um pedido para que a comida, que estou fazendo, faça a bem a elas. O churrasco tem o poder de unir pessoas”, destacou. 

De acordo com o chefe a melhor parte do seu trabalho é observar as pessoas degustando e  tendo momentos felizes através do churrasco. Há alguns anos atrás, Boni teve destaque pelo alto consumo de suíno em Recife. Já a parte mais desafiadora do ofício, é a distância da sua família, quando precisa viajar para eventos fora do estado, além dos questionamentos sobre os valores do produtos, vistos pelas pessoas como caros, às vezes, quando na realidade os ingredientes estão caros. “No meu trabalho, eu costumo falar e trabalhar com suíno e mostra que ele não é sujo, que não faz mal. Então, quando as pessoas me chamam para fazer um churrasco, elas  estão interessadas no suíno que vou fazer. Elas se permitem a quebrar esse tabu e isso me deixa muito feliz em vê-las nesse momento de degustando as carnes”. Boni pretende investir em um novo projeto para englobar e mostrar o churrasco dentro da gastronomia.

Der Roster 

É um projeto no qual o Boni é embaixador e tem como foco curadorias em eventos de churrascos com base semelhante a linha gastronômica, com o objetivo de reunir nomes importantes do churrasco, com nomes em crescimentos na área do churrasco show, como é conhecido. Contando com festivais, consultorias, eventos particulares e cursos. O intuito principal do Der Roster é promover capacitação e oportunidade as novas pessoas e transformar Recife na capital do churrasco. Conheça e acompanhe o trabalho do chefe Boni Panela e do projeto pela rede social Instagram, @bonipanela e @derroster_oassador.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Consulado da RPCh no Recife tem nova cônsul-geral
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Grupo Diario de Pernambuco