Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Gastronomia

PIAUÍ

Gato pode ter iniciado vazamento de gás que causou explosão em Teresina

Publicado em: 09/03/2023 22:13

 (Foto: Perícia Criminal)
Foto: Perícia Criminal
Um gato que andava de madrugada na cozinha de um restaurante em Teresina, Piauí, pode ter iniciado vazamento de gás que resultou em uma explosão em dezembro de 2022 e deixou as dependências do estabelecimento completamente destruídas. De acordo com o laudo da polícia, divulgado nesta quinta-feira (9/3), pelo G1, o felino pode ter, acidentalmente, acionado algum equipamento ou desacoplado a mangueira do gás.

Explosão destrói restaurante em Teresina e deixa uma pessoa ferida
Segundo trecho do laudo divulgado pelo G1, a perícia acredita que “o felino que possuía porte e tamanho compatível para um possível acionamento acidental de equipamento ou em outro caso até mesmo retirada de mangueira de acoplamento” e que ele provavelmente foi o causador do vazamento, já que “estava presente no local [cozinha do restaurante] e transitava pela cozinha em vários pontos e em horário compatível com o momento em que o vigilante sente o vazamento de gás”.

O gás vazou por cerca de três horas. A investigação apontou que o vigilante do restaurante sentiu um forte cheiro de gás por volta das 3h da madrugada e, às 6h, um auxiliar de manutenção, que havia dormido dentro do restaurante, chegou e acionou um exaustor presente no local. Ao ligar o equipamento, o interruptor soltou uma faísca, o que foi suficiente para desencadear a explosão.

Restaurante destruído e vigilante ferido
Após o incêndio, as dependências do restaurante Vasto, na Zona Leste de Teresina, ficaram completamente destruídas. Na ocasião, uma das sócias do empreendimento chegou a publicar, nas redes sociais, um vídeo lamentando o acontecido e disse que a explosão foi “na melhor fase” do negócio. “Nossa maior queda”, completou Andressa Leão.

Lojas próximas à explosão também foram afetadas e tiveram suas estruturas danificadas. Segundo os bombeiros, o deslocamento de ar da explosão atingiu imóveis a quatro quarteirões de distância, a cerca de 100 m.

Além disso, uma pessoa ficou ferida na explosão. O vigilante do restaurante, de 35 anos, foi internado no Hospital de Urgência de Teresina (HUT) para realizar tratamento das queimaduras causadas pelo fogo no estabelecimento. Ao ser socorrido pelos bombeiros e transferido para o hospital, o quadro de Márcio da Costa e Silva era estável e ele estava consciente.

Outras hipóteses para as causas da explosão
Além do gato que passeava pela cozinha do restaurante na madrugada da explosão, a perícia apontou que uma falha em um regulador de pressão da rede de gás pode ter causado o incêndio, uma vez que o dispositivo pode ter gerado uma pressão muito alta e, assim, forçado o surgimento de vazamento.

Falhas em algum outro equipamento do restaurante, seja ela de fabricação, instalação ou operação, também podem ter desencadeado o vazamento que culminou na explosão. O laudo aponta ainda para uma possível negligência do vigilante, que sentiu o cheiro de gás logo no início do vazamento e nada fez, deixando ele vazar por três horas.

"Sem podermos dizer se por negligência ou omissão do mesmo ou por falta de conhecimento e treinamento repassado, o mesmo ao sentir o cheiro de gás, e logo nos primeiros minutos, tivesse se dirigido ao local da central de gás e fechado o registro geral, teria estancado o vazamento e não teria havido a explosão e os danos consequentes", constatou o laudo, de acordo com o divulgado pelo G1.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Consulado da RPCh no Recife tem nova cônsul-geral
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Grupo Diario de Pernambuco