Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Gastronomia
Especial Dia do Macarrão: Prato clássico dos Estados Unidos o Mac and Cheese já foi servido até na Casa Branca Chef Thiago Rangel ensina a fazer o prato típico americano

Por: Katarina Bandeira

Publicado em: 31/10/2015 09:00 Atualizado em: 01/11/2015 18:59


Prato ficou famoso após alimentar milhões de americanos durante a Grande Depressão. Fotos:Rafael Martins/ Esp. DP/ D. A. Press.
Prato ficou famoso após alimentar milhões de americanos durante a Grande Depressão. Fotos:Rafael Martins/ Esp. DP/ D. A. Press.


Um dos pratos típicos dos Estados Unidos é a estrela, neste sábado (31), da nossa série em homenagem ao Dia do Macarrão. O Mac and Cheese, famoso macarrão com queijo ficou popular na terra do Tio Sam durante a Grande Depressão (1929), após uma empresa de alimentos lançar a comida em caixas, ajudando milhões de americanos a terem uma boa refeição em um tempo em que era difícil arrumar o que comer.

Apesar da preparação simples o prato já foi servido em banquetes da Casa Branca e em restaurantes da alta gastronomia e quem ensina o preparo da iguaria é o chef Thiago Rangel, que comanda o food truck Urbanóide, no shopping Recife. A pasta é feita de várias formas diferentes, mas a receita clássica tem como base um creme de queijo cheddar e manteiga e pode-se acrescentar proteínas como bacon e até lagosta.

MAC AND CHEESE
(por Thiago Rangel)

Ingredientes:

300g de macaroni ou rigatoni
300g de pasta de queijo cheddar processado
150g cream cheese
200g creme de leite
100ml de leite integral
50g queijo parmesão ralado
50g de manteiga
Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de preparo:
Coloque bastante água para ferver e salgue e coloque o macaroni para cozinhar até chegar ao ponto "al dente", que é quando a massa fica um pouco dura. Enquanto o macarrão cozinha misture o queijo cheddar processado com o cream cheese, o leite ingregral, o queijo parmesão e a manteiga e tempere com sal e pimenta a gosto. Misture bem e deixe cozinhar até que atinja consistência desejada e confira os temperos. Regue tudo no macaroni já cozido e misture bem. Para finalizar leve ao forno aquecido para gratinar ou sirva só com queijo parmesão no topo.

Consulado da RPCh no Recife tem nova cônsul-geral
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Grupo Diario de Pernambuco