Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Gastronomia
Versatilidade Conheça diferentes receitas que podem ser feitas com a massa da pizza O especialista em massa Márcio Sena revela algumas receitas

Publicado em: 16/06/2015 18:08 Atualizado em: 16/06/2015 20:53

Focaccia é uma das receitas que podem ser feitas com a massa da pizza. Ela também pode levar recheio. Foto: Bruna Monteiro DP/D.A Press
Focaccia é uma das receitas que podem ser feitas com a massa da pizza. Ela também pode levar recheio. Foto: Bruna Monteiro DP/D.A Press


Não tem época certa. Qualquer dia é dia para saborear uma pizza. A receita de origem italiana quase nunca é negada. E, melhor que isso, nem sempre é preciso ir longe para comer uma. Pode até não ser pizza, mas você vai lembrar dela assim que sentir o sabor da massa. Se juntar os ingredientes da massa e usar a criatividade, diversas possibilidades de reinvenção podem surgir.

Márcio Sena é especialista em massa e faz questão de pontuar as diferentes receitas que podem surgir com a matéria prima da tradicional pizza. “A massa serve para muitas coisas. Pode ser um paõzinho para ser servido com algum molho o patê, ou um pão recheado que faça o trabalho por si só”, afirma.

De início, o especialista faz questão de detalhar a melhor forma de fazer a tradicional massa.

Ingredientes

1kg de farinha de trigo
720g de água
50g de azeite
20g de sal
10g de fermento biológico fresco (ou 4g de fermento biológico seco instantâneo)

Modo de preparo

Dissolva o fermento na água morna e depois junto o sal. Aos poucos, adicione a farinha de trigo e trabalhe com as mãos por cerca de 15 minutos até resultar uma massa homogênea. Deixe descansar por uns 40 minutos.

A partir dela, pode-se fazer o Grissini. Com a massa aberta com rolo, é preciso pincelar toda ela com azeite. Depois disso, Márcio recomenda que sejam acrescentadas sementes, que pode ser linhaça, aveia ou gergelim. A partir daí, é só cortar em tiras finas de meio centímetro de comprimento e meio centímetro de espessura e levar ao forno a 180° por 15 minutos na assadeira com papel manteiga.

Outra opção é a Focaccia, que consiste em uma massa aberta com a ponta dos dedos “para não ficar tão fina quanto fica se aberta no rolo”. Com a base, pode-se fazer a receita tradicional (azeite, sal grosso e alecrim) ou com recheio de preferência.

O pão recheado com calabresa também necessita que a massa seja aberta com a mão. Depois de colocar o recheio de preferência, a massa deve ser enrolada e colocada na forma de pão. Depois de descansar por 40 minutos, ela deve ser levada ao forno a 180° onde ficará por 30 minutos.

Calzone é receita conhecida. É o mesmo que uma pizza fechada, só que em formato de pastel. Essa massa não precisa ficar de repouco. Ela já pode ir diretamente para o forno assim que fechada junto ao recheio.

Como entradinhas, ao invés das tradicionais torradinhas, o especialista recomenda os pãezinhos com patê, que pode levar ervas frescas ou desidratadas como alecrim, tomilho e orégano para fugir do comum. Para acompanhar, basta um patê ou um molho. A mesma massa também pode servir de bolinhos. “São mini pães de 50g cada que merem acompanhamento, sem dúvidas, mas é uma boa opção para pestico ou entradinha”, ressalta.

São várias opções. A massa é bastante versátil e pode atender a diferentes gostos.

TAGS:
Consulado da RPCh no Recife tem nova cônsul-geral
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Grupo Diario de Pernambuco