Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

FORMAÇÃO

Grupo de teatro conduz vivência 'Um Mergulho no Teatro Físico e Antropológico'

Projeto formativo ocorrerá em Vitória de Santo Antão e é destinado a professores e artistas acima de 16 anos

Publicado em: 09/04/2025 20:06 | Atualizado em: 09/04/2025 21:05

 (Foto: Dudu Silva)
Foto: Dudu Silva

O grupo teatral O Poste Soluções Luminosas chega este mês ao município de Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata Norte de Pernambuco, para realizar a formação teatral Um Mergulho no Teatro Físico e Antropológico, vivência destinada a jovens acima de 16 anos, professoras, professores e artistas em geral da própria cidade e regiões vizinhas, com as inscrições já preenchidas antecipadamente. Todos os seis encontros ocorrem no auditório da Escola Técnica Estadual (ETE) José Joaquim da Silva Filho (rua Dr. Demócrito Cavalcante, bairro Livramento), entre 23 e 28 de abril.

-->

A formação, com carga horário total de 60 horas e acessibilidade em libras para a comunidade surda, é realizada para pessoas já com alguma vivência no universo do teatro. A técnica de compartilhamento escolhida é a do teatro de matriz “Afropindorâmica”, a partir da valorização de sua fisicalidade na cena.

--> -->

A coordenação é de Agrinez Melo, mulher preta, mãe, arte-educadora, atriz, diretora teatral, professora e pesquisadora. Ela também é uma das facilitadoras da formação, juntamente com Naná Sodré (atriz, arte-educadora, professora e pesquisadora) e Samuel Santos (ator, arte-educador, diretor, dramaturgo e roteirista).

--> -->

“Nosso grupo tem como essência a matriz africana e indígena, compartilhando conhecimento por meio da metodologia ‘O corpo ancestral dentro da cena contemporânea'. Nesta formação são criadas possibilidades de partituras corporais para a cena”, explica Agrinez Melo.

--> -->

Um Mergulho no Teatro Físico e Antropológico dialoga com diversas pessoas, sobretudo negras, indígenas, afroindígenas e LGBTQIAP+. A realização dos encontros em Vitória de Santo Antão também amplia as ações de formação do coletivo.

--> -->

“A criação artística proporciona a construção de uma forma afetiva e efetiva e traz reflexões sobre a importância do teatro, da educação para um reconhecimento e da valorização das origens culturais, sociais e artísticas de cada pessoa participante”, destaca Samuel Santos.

--> -->

Com incentivo público do edital do Funcultura — via Fundarpe, Secretaria de Cultura e Governo de Pernambuco — e apoio da Secretaria de Educação de Vitória de Santo Antão, esta iniciativa é um espaço para criação artística, coletividade e expressão da identidade, onde as habilidades criativas são desenvolvidas juntamente com temáticas racial, social, de gênero, política, cultural e educativa.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Quais as soluções para enchentes no Brasil? Conheça o modelo de cidade esponja
Quais impactos da visita de Xi Jinping ao Brasil?
Vários estados brasileiros estão dispostos a continuar aprofundando a cooperação com a China
Pesquisador comenta sobre conceito de comunidade de futuro compartilhado
Grupo Diario de Pernambuco